Notícia no detalhe
Prefeitura e profissionais liberais fecham proposta para novo Código Tributário
Em atendimento ao pleito de representantes dos profissionais liberais, a Prefeitura apresentou proposta para implantação parcial do novo Código Tributário, que foi aceita por unanimidade, com assinatura de termo que firmou o entendimento.
No acordo firmado, que tem validade no exercício fiscal de 2016, estabelece-se que, em relação aos profissionais liberais de nível médio e superior, obrigados ao recolhimento do ISS-QN Fixo, que o alvará anual, a taxa de localização, a taxa de propaganda e letreiro, a taxa de renovação anual de alvará e as taxas de vigilância sanitária serão unificadas em um único alvará, equiparando-se ao porte de: ME (micro empresa), de acordo com a classificação em que trata a Lei Complementar 123/2006.
O secretário municipal de Fazenda, Roberto Landes, explica que a proposta acordada entre a Prefeitura e os profissionais liberais segue o modelo já adotado com entidades ligadas aos segmentos do comércio, da indústria e de serviços, baseando-se no modelo do Super Simples.
Outro ponto importante do acordo, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, é a fixação de que o valor do alvará será de R$ 300,00 (trezentos reais) por ano, sendo que, o valor integral, excepcionalmente em 2016, poderá ser parcelado em 6 (seis) vezes, devendo ser pago, no máximo, até o dia 10 (dez) de cada mês. Ficou acordado, ainda, que o ISS Fixo dos profissionais liberais de nível superior será de 16 (dezesseis) UFICAs anuais; e que os de nível médio o valor do ISS Fixo será de 11 (onze) UFICAs.
Participaram da reunião entre gestores do Governo e representantes dos profissionais liberais, o vice-prefeito, Dr. Chicão; o secretário de Fazenda, Roberto Landes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal; o secretário de Governo, Anthony Garotinho.
Pelos profissionais liberais participaram da reunião, Maria Aparecida Imbeloni (Sindicato dos Contabilistas de Campos), José Hernani da Silva Alves (Anfea), Flávio Berriel Abreu (SindiHnorte), Fátima dos Santos Siqueira Pessanha (Subsede do Norte e Noroeste Fluminense do Conselho Regional de Psicologia/RJ 5ª Região), José Roberto Gomes Correa (Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Rio de Janeiro), Renato Gonçalves (CRO - Conselho Regional de Odontologia) e José Roberto Crespo Souza (Sindicato dos Médicos de Campos).
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira