Notícia no detalhe
Prefeitura e profissionais liberais fecham proposta para novo Código Tributário
Em atendimento ao pleito de representantes dos profissionais liberais, a Prefeitura apresentou proposta para implantação parcial do novo Código Tributário, que foi aceita por unanimidade, com assinatura de termo que firmou o entendimento.
No acordo firmado, que tem validade no exercício fiscal de 2016, estabelece-se que, em relação aos profissionais liberais de nível médio e superior, obrigados ao recolhimento do ISS-QN Fixo, que o alvará anual, a taxa de localização, a taxa de propaganda e letreiro, a taxa de renovação anual de alvará e as taxas de vigilância sanitária serão unificadas em um único alvará, equiparando-se ao porte de: ME (micro empresa), de acordo com a classificação em que trata a Lei Complementar 123/2006.
O secretário municipal de Fazenda, Roberto Landes, explica que a proposta acordada entre a Prefeitura e os profissionais liberais segue o modelo já adotado com entidades ligadas aos segmentos do comércio, da indústria e de serviços, baseando-se no modelo do Super Simples.
Outro ponto importante do acordo, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, é a fixação de que o valor do alvará será de R$ 300,00 (trezentos reais) por ano, sendo que, o valor integral, excepcionalmente em 2016, poderá ser parcelado em 6 (seis) vezes, devendo ser pago, no máximo, até o dia 10 (dez) de cada mês. Ficou acordado, ainda, que o ISS Fixo dos profissionais liberais de nível superior será de 16 (dezesseis) UFICAs anuais; e que os de nível médio o valor do ISS Fixo será de 11 (onze) UFICAs.
Participaram da reunião entre gestores do Governo e representantes dos profissionais liberais, o vice-prefeito, Dr. Chicão; o secretário de Fazenda, Roberto Landes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal; o secretário de Governo, Anthony Garotinho.
Pelos profissionais liberais participaram da reunião, Maria Aparecida Imbeloni (Sindicato dos Contabilistas de Campos), José Hernani da Silva Alves (Anfea), Flávio Berriel Abreu (SindiHnorte), Fátima dos Santos Siqueira Pessanha (Subsede do Norte e Noroeste Fluminense do Conselho Regional de Psicologia/RJ 5ª Região), José Roberto Gomes Correa (Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Rio de Janeiro), Renato Gonçalves (CRO - Conselho Regional de Odontologia) e José Roberto Crespo Souza (Sindicato dos Médicos de Campos).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















