Notícia no detalhe
Prefeitura inicia nas escolas tratamento dentário sem trauma
Tratamento dentário rápido, prático, com resultados eficientes e sem dor. Este é mais um serviço de saúde implementado pela Prefeitura de Campos, que aplica na odontologia as técnicas denominada Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), ou seja, tratamento de remoção de cáries sem traumas nos dentes. Para desenvolver o programa, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, firmou parceria com a Emugle (Escola Municipal de Gestão do Legislativo) e ministrou o curso de TRA para profissionais, que já estão tratando de crianças nas escolas da rede municipal. Nesta sexta-feira (1º de julho), 17 cirurgiões dentistas atuaram no Ciep Villa Lobos, no Parque São José, e removeram cáries de 40 crianças.
Presente na ação no Ciep Villa Lobos, o Chefe do Departamento de Odontologia, Márcio Gomes Bueno, informou que todos os procedimentos foram acompanhados pelo professor Antônio Monerat, que ministrou na Emugle o curso. “O curso foi ministrado pelo próprio autor das técnicas de TRA, o professor Antonio Fernando Monnerat, mestre em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor na graduação, que tem Atualização e Especialização em Dentística pela Uerj, onde também é coordenador do Projeto de Extensão em Tratamento Restaurador Atraumático (TRA)”, destacou Márcio Bueno.
“Estamos iniciando mais um serviço para a saúde bucal muito importante para a população. As técnicas do tratamento restaurador atraumático é muito importante porque permite universalizar os serviço de odontologia. As técnicas do TRA são indicadas nos procedimentos de profilaxia odontológica, principalmente nos consultórios odontológicos dotados de equipamentos básicos, sem a necessidade de montar consultórios de equipamentos convencionais. Para se compreender melhor as vantagens dessa técnica, o profissional não precisa aplicar anestesia. Ele faz a remoção do tecido careado, sem a necessidade de trauma importante no dente. Após a remoção da cárie, a restauração é feita com aplicação do CIV (Cimento de Ionômero de Vidro), que provoca a troca de íon desse material com a dentina do dente, e isso resulta no fortalecimento do dente. O CIV também é aplicado como selamento dos sulcos e fissuras adjacentes, e com a habilidade do profissional, permite inclusive obter resultado estético a baixo custo”, explica Márcio Gomes Bueno.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















