Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha Garotinho participa de comemoração pelos 17 anos da Apape
A Prefeita Rosinha Garotinho participou nesta terça-feira (05) das comemorações pelos 17 anos de funcionamento da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (Apape). A prefeita foi homenageada pela direção e pelos pais das crianças assistidas, pelo apoio que a prefeitura oferece através do cofinanciamento, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Humano e Social.
A instituição, que está em nova sede, na Rua Saldanha Marinho 190, no Centro, atende a mais de 200 crianças especiais. A Apape dispõe de um Centro de Referência do Autismo e, com apoio da Prefeitura, vem dando continuidade aos atendimentos. E uma instituição civil de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, com a missão de acolher pessoas com diferentes deficiências.
A Prefeita Rosinha Garotinho ressaltou que a evolução, superação e vontade de vencer contribuíram bastante para a permanência do funcionamento da Apape durante todos esses anos. “Há 17 anos esta instituição trabalha como um marco de superação. O recurso que a prefeitura vem repassando para manter o funcionamento dos atendimentos está muito bem empregado. Ninguém consegue se envolver tanto nessa jornada se não houver muito amor”, disse a Prefeita Rosinha.
De acordo com a presidente da instituição, Naira Peçanha, o espaço dispõe de assistentes sociais, pedagogo, psicólogos, terapeuta ocupacional, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiro nutricionista, além de musicoterapeuta, educador físico e professor de artes visuais, além de enfermeiros. A unidade vem assistindo, ainda, aos portadores de Síndrome de Down, Síndrome de West, paralisia cerebral, deficit cognitivo global, hidrocefalia, distúrbios neurológicos, TDHA, dificuldade de aprendizagem na fala, distúrbios alimentares, entre outros, além de seus familiares.
A moradora do município de Búzios, Lidiane Gonçalves Moreira, mudou-se para Campos para garantir o tratamento de seu filho, Allan Gonçalves, de 3 anos. O pequeno é portador da Síndrome de Down e Síndrome de West. “E o pior é que no município de Búzios não existe recursos para prestar os atendimentos que meu filho precisa”, afirma a mãe do pequeno Allan.
- Quando meu filho iniciou o tratamento aqui na Apape, eu entregava ele dormindo e quando eu vinha buscá-lo, ele continuava dormindo. Ele não se movimentava, não chorava, não interagia. Vim morar em Campos por conta do tratamento dele. Agradeço muito aos funcionários desta instituição que sempre atendem as crianças com muito profissionalismo e dedicação - disse Lidiane Gonçalves Moreira, que também participou da comemoração, junto com funcionários, assistidos e país.
Leia mais aqui:
Últimas Notícias adicionadas
- 31/01/2026 14:20:45 Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
- 31/01/2026 09:01:11 Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
- 31/01/2026 08:42:14 Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
- 31/01/2026 08:17:24 Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
- 31/01/2026 08:12:04 Lagamar se rendeu ao ritmo do reggae na noite desta sexta-feira
Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
3101 09h01Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
3101 08h17Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
3101 08h42Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
3101 08h12Lagamar se rendeu ao ritmo do reggae na noite desta sexta-feira
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação






















