Está tudo pronto para o desfile da Tocha Olímpica em Campos, no próximo dia 31 de julho. Na tarde desta terça-feira (19), a prefeita Rosinha Garotinho reuniu em seu gabinete, membros do Comitê Local da Rio 2016, e conferiu os detalhes finais sobre o apoio logístico que a Prefeitura de Campos vai oferecer para o evento, conforme as diretrizes do Comitê Central da Rio 2016, na capital.
A participação dos órgãos municipais no cerimonial será concomitante às ações de segurança do Comitê Central, que ficará a cargo do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e agentes da Força Nacional de Segurança. As forças auxiliares (Polícias Militar e Civil) vão atuar num regime especial nos bairros onde são registrados maiores índices de violência. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) fechará o espaço aéreo sobre a cidade.
Nos detalhes finais da participação dos órgãos municipais, ficou confirmada a participação da Banda da Guarda Civil Municipal e de 50 meninos e meninas da Guarda Mirim, na abertura da solenidade, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Campos.
A solenidade de recepção da Tocha Olímpica será na Vila Olímpica do Jardim Carioca, de onde o símbolo das Olimpíadas atravessará o Rio Paraíba, e terá apoio logístico para a segurança, com boias de limitação do percurso e uma embarcação e jet ski até o Cais da Lapa, onde será iniciado o revezamento da Tocha até o Centro de Eventos Populares, Osório Peixoto (Cepop).
- A participação da Prefeitura é referente ao apoio logístico, porque todas as questões referentes à segurança são de competência da Força Nacional de Segurança, que conta com apoio do Exército e demais forças auxiliares, conforme solicitação do comando da segurança. Todas as nossas ações de apoio que serão executadas foram apresentadas pelo coordenador do Comitê Local, Orlando Portugal, e aprovadas pelo Comitê Central – pontuou a prefeita Rosinha Garotinho.
Ela acrescentou que em função do desfile da Tocha Olímpica, serão adotadas algumas medidas, como ordenamento do trânsito e estacionamento nas vias próximas do percurso, bem como alteração de itinerários do transporte coletivo, entre outras medidas, todas já planejadas.
Participaram da reunião, representantes do 56º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, do 8º Batalhão de Polícia Militar, do 5º Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, da Superintendência de Paz e Defesa Social, da Procuradoria Geral do Município, da Superintendência de Postura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Superintendência de Limpeza Pública e da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Todo o evento é organizado pelo Comitê Olímpico das Olimpíadas Rio 2016 e o município de Campos está oferecendo, apenas, apoio logístico, sem custos. A maioria dos condutores que participa do revezamento é indicada pelos patrocinadores do evento, seguindo critérios por eles estabelecidos. Do município, foram sete indicações: os bolsa atletas Léo Santos (Jiu-Jitsu); Fernando Gonçalves Gomes (deficiente visual do atletismo); Emily Lotério (triathlon); Thiago Braga (remo); e Daniel da Cruz Machado, da ONG Esporte sem Fronteiras (basquete de cadeiras de rodas), além do presidente do Americano Futebol Clube, Luciano Viana, e o gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Campos), Nilton Miranda, representando o setor produtivo.