Notícia no detalhe
“O Auto do Lavrador na Volta do Êxodo” domingo no Trianon
O Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima apresenta neste domingo (24), às 19h30, na programação de aniversário do Teatro Municipal Trianon, o espetáculo “O Auto do Lavrador na Volta do Êxodo”, de Orávio de Campos Soares, escrito e montado em 1983. A encenação terá entrada franca. A direção é de Neusimar da Hora e Maria Helena Gomes, com supervisão de Dedé Muylaert e Fernanda Campos.
Após a morte de um lavrador, na Fazenda da Abadia, com o propósito de denunciar a exploração nos canaviais das usinas sucroalcooleiras da zona rural campista, o autor encontrou, através de Teatro Realista, uma forma de conscientizar os pobres e oprimidos de que eles eram os principais responsáveis pela riqueza desleal e desigual dos usineiros, erguendo, assim, a bandeira da “luta da zona canavieira de Campos”.
– A montagem de “O Auto do Lavrador”, traduz as expectativas, anseios e angústias políticas, culturais e sociais da década de 80. A peça, a direção, os atores, trilharam um longo e vitorioso caminho e fizeram emocionantes apresentações. Foram aplaudidos, de pé, no Teatro Carlos Gomes, que tinha, na plateia o Cavaleiro da Esperança, Luís Carlos Prestes, comunista brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes do século XX – relembra a atriz, professora e coordenadora do Curso Livre de Teatro, Maria Helena Gomes.
A peça recebeu as seguintes premiações: 1º lugar no Festival Estadual de Teatro Amador, em 1983; Destaque de teatro e promoção do Terceiro Mundo, em 1984; e Finalista no Concurso de Dramaturgia da Casa de Las Américas, em Havana, Cuba, em 1985. Participou do Projeto Periferia, da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro; Projeto Anchieta - Centro Cultural de São Mateus (1985); Projeto Mutirão Cultural/RJ, (1987); e Projeto “O Teatro, as Artes Cênicas e A Questão Agrária”, (1987).
O espetáculo foi remontado em 1993, comemorando os 10 anos de sua primeira apresentação. “Hoje, trazemos de volta o “Auto do Lavrador”, com os alunos do Curso Livre de Teatro, para que ele conheçam, não só a diferença de classes existentes em nossa cidade, mas, também, a dramaturgia de um autor campista”, ressalta a professora e atriz Neusinha da Hora.
A peça será apresentada por Alessandro Martins, Amilton Jr, Blue Lopes, Bárbara Helena, Beatriz Agra, Bi Chávez, Brenda Silva, Brendha Ribeiro, Clara Abreu, Clarissa Angélica Pardão, Clodoaldo Vieira, Cristiane Silva, Daniel Delgado, Daniel de Souza, Douglas Souza, Edna de Souza Barcelos, Edna Santos, Emille Rocha, Ester Monteiro, Estephany Gama, Felipe Paz, Gabriel Soares, Guilherme Pacheco, Highlander Barros Ferreira, Igor Rodrigues, Jhenifer Colares, Jailton Dantas, Jamili Viana, Jasmine de Azevedo, Jeanny Soares, João Victor de Souza, Jhonatan Sofia, Kamilly Ferreira e Karolaini Moraes.
Outro núcleo da peça será formado por Letícia Alves, Luize Mendes, Malu Belo, Mariana Morisson, Marinete Ribeiro, Michele Pereira, Nikolas Domais, Nicole Falcão, Pedro Gasparini, Pedro Henrique, Robinho Tavares, Renato Maciel, Stayce Ellen Rosa, Taiane Lavigne, Valdiney Mendes, Vimícius HPR, Welliny Velasco, Weslley Silva e Yhasmani Cabral. As atrizes Ana Luiza Corrêa, Jovana da Hora, Neide da Hora e Nina da Hora farão participações especiais.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















