Notícia no detalhe
Poeta Waldir Pinto de Carvalho será o homenageado da 9ª Bienal do Livro
O escritor, poeta e memorialista, Waldir Pinto de Carvalho será o homenageado da 9ª Bienal do Livro de Campos, que vai acontecer entre os dias 5 e 14 de agosto, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a estrutura e a grade foram redimensionadas e serão compostas por artistas locais e grandes nomes da literatura nacional.
- Estamos fazendo uma Bienal que abordará temas contemporâneos e da atualidade e mesas que farão o público refletir sobre os mais variados temas, além de contar com as maiores editoras do país - destaca Patrícia Cordeiro.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes vai disponibilizar para os alunos e os profissionais da educação, a Notinha Legal e o CredLivro, que auxiliará na aquisição de livros.
De acordo com Patrícia, a maior feira literária do interior do Estado, contará com lançamento de livros e oficinas. A programação será divulgada esta semana, e tem a colaboração da Academia Campista de Letras, Associação de Imprensa Campista e Academia Pedralva.
Waldir Pinto de Carvalho nasceu na Fazenda Ciprião, 5º distrito de Campos, próximo a Santo Amaro, no dia 27 de julho de 1923. Filho de plantador de cana, aprendeu as primeiras letras com seu tio Zezé Prisco, dono de um colégio particular, e mais tarde escrivão do 3º distrito. Continuou a estudar como autodidata.
A partir de 1974, e durante dois anos, produziu semanalmente uma rádio-reportagem, histórica sobre Campos para a Campos Difusora, com o título de “Nossa Terra, Nossa Gente”. Participou de toda a vida cultural de Campos, inclusive tendo participado do Festival de Cinema Super-8, com os filmes “A Carona” e “Desajsute”.
Colaborou com todos os jornais de Campos e como quase todas emissoras de rádio da cidade. Encerrou sua participação em jornais no “Monitor Campista”, em 2003.
Foi membro de várias instituições culturais e presidiu algumas delas, como Academia Campista de Letras, Academia Pedralva Letras e Artes e o Instituto Histórico e Geográfico de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















