Notícia no detalhe
Evento marca o Dia Nacional Contra o Tabagismo na Secretaria de Saúde
Nesta segunda-feira (29) foi realizado no pátio da Secretaria de Saúde de Campos, evento pelo Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. O tema escolhido este ano foi “Esporte”, baseado nos Jogos Olímpicos 2016. O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo preparou programação que inclui sessão de alongamento e orientações dos profissionais, além de uma mesa com lanche saudável, incluindo frutas, sucos, entre outros.
A prática de atividades físicas é considerada fundamental na prevenção e proteção de doenças e, em associação com o controle do tabaco, pode potencializar objetivos estratégicos do programa, entre eles, prevenção da iniciação/apoio à cessação/promoção de ambientes livres de fumaça.
Cento e vinte pessoas fazem parte do tratamento contra o tabagismo na Secretaria de Saúde, com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite, reunindo pacientes de diversas idades. Todos os assistidos têm acompanhamento de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, entre outros profissionais.
— A alimentação é importante, além de chá e água fundamentais para a fissura e a alimentação correta é de 3h em 3h. Sendo assim, o fumante não tem vontade de fazer o uso do cigarro, pois o alimento sacia a vontade. Além da alimentação, gomas de mascar e balas sem açúcar são fundamentais para diminuir a fissura, uma vez que faz os fumantes esquecerem o cigarro — declarou a fisioterapeuta Cristina Guimarães.
Ângela Maria Fernandes, 60, ex-fumante, conta que fumava desde os 13 anos e parou em maio deste ano e se sente aliviada por ter conseguido parar de fumar. “Eu aconselho todas as pessoas a minha volta a parar de fumar. O cigarro é um veneno para nossa saúde. Comecei a fumar muito nova por ver meus familiares tragando, mas nunca quis que os meus filhos fumassem. Eram seis carteiras que gastava por dia, gastando por semana R$ 294. Hoje consigo investir esse dinheiro em outras coisas para mim e minha família”, disse.
A data instituída em 1986 pela lei nº 7488 foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/12/2024 16:07:28 Campos gerou mais de 3,5 mil empregos no acumulado de janeiro e novembro
- 27/12/2024 14:59:25 Política Nacional Aldir Blanc: Publicada Chamada de Parceria na Operacionalização
- 27/12/2024 12:56:10 Novo acesso do Shopping Estrada à BR 101 é liberado para trânsito de veículos leves
- 27/12/2024 12:38:26 Programa Mulheres Mil forma turma de Operadora de Tratamento de Resíduos Sólidos
- 27/12/2024 10:12:26 PNAISP garante assistência à saúde dos detentos que chegam em unidades prisionais
Campos gerou mais de 3,5 mil empregos no acumulado de janeiro e novembro
2712 14h59Política Nacional Aldir Blanc: Publicada Chamada de Parceria na Operacionalização
2712 12h56Novo acesso do Shopping Estrada à BR 101 é liberado para trânsito de veículos leves
2712 12h38Programa Mulheres Mil forma turma de Operadora de Tratamento de Resíduos Sólidos
2712 10h12PNAISP garante assistência à saúde dos detentos que chegam em unidades prisionais
Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
2Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
3Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
4Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
5Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira
6Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores