Notícia no detalhe
Casa de Acolhimento de Donana oferece carinho, educação e inclusão social
A prefeita Rosinha Garotinho visitou na manhã desta quinta-feira (8), a Casa de Acolhimento Portal da Infância, em Donana, na Baixada Campista. Atualmente, 37 crianças e adolescentes são assistidos por uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e equipe de enfermagem. Esta é uma das oito unidades de acolhimentos institucionais existente em Campos, colocando o município como um dos poucos do país a contar com uma estrutura completa para desenvolvimento da política de assistência social à infância e juventude.
As crianças e os adolescentes do Portal da Infância estão matriculados em escolas das redes municipal e estadual. Os internos também são encaminhados para prática de atividades esportivas na Fundação Municipal de Esportes (FME); de qualificação profissional na Fundação da Infância e da Juventude (FMIJ), além de ida a shoppings, praias e praças, como promoção de inclusão social.
- Quando eu assumi a prefeitura eram cinco abrigos. Nós tivemos que construir mais três para crianças e adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade. Não é com alegria que abrimos abrigos para as crianças, mas os abrigos são necessários para cuidarmos delas até a adoção - disse Rosinha Garotinho, lembrando que o governo municipal criou o Projeto “Um Lar para Mim”, que oferece ajuda de custo para servidores que adotam crianças e adolescentes que se encontram nos abrigos.
Atualmente, cerca de 180 crianças e adolescentes estão nos oito abrigos da cidade. De acordo com o presidente da FMIJ, Rodrigo Carvalho, a ideia é fazer com que o público alvo se sinta em casa. “São abrigos, onde as crianças e os adolescentes não sofrem maus tratos. Eles recebem toda assistência médica, psicológica, alimentação e orientação para que as crianças e os adolescentes possam ser reintegradas à família”, ressaltou.
As demais Casas de Acolhimentos são as seguintes: Aconchego, Casa Lar Pastos Verdejantes, Casa do Pequeno Jornaleiro, Cativar, Conviver e Despertar. São acolhimentos para crianças e adolescentes, que, por determinação da Justiça, tiveram que ser afastados do convívio familiar.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira