Notícia no detalhe
Lançada pedra fundamental da ETE do Parque Esplanada
A prefeita Rosinha Garotinho lançou na manhã desta terça-feira (27) a pedra fundamental das obras visíveis da oitava Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Parque Esplanada. A unidade vai tratar todo o esgoto das áreas dos Parques Nova Brasília, Pecuária, Julião Nogueira, Esplanada, Rodoviário e dos conjuntos habitacionais Dhama e Nashville.
Rosinha informou que já estão garantidas mais duas ETEs: Guarus 2 e Lagoa do Vigário, através do Programa “Guarus 100% Esgoto Tratado”, garantindo a universalização do saneamento no município.
Segundo a prefeita, Campos tinha apenas três ETEs quando ela assumiu o governo em 2009. “Hoje estamos lançando a oitava estação na nossa cidade, completando um cinturão de saneamento. As estações nos deram condições de mais do que dobrar o saneamento da cidade, pois pensamos numa Campos para o futuro e em uma melhor qualidade de vida para a população”, disse.
O engenheiro técnico da obra, Silas de Souza Almeida, informou que agora inicia a obra na superfície. “Todo o processo foi iniciado há um ano, quando obtivemos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, a licença ambiental, depois realizamos a terraplanagem da área, preparamos o canteiro e já cravamos 132 estacas com profundidade média de 24 metros”, pontuou.
Segundo informações da Concessionária de Águas do Paraíba, a ETE do Parque Esplanada terá capacidade de tratamento de 180 litros de esgoto por segundo, sendo considerada a segunda maior do município, sendo superada pela ETE Paraíba, no Matadouro, inaugurada pela prefeita Rosinha Garotinho em 2012.
A concessionária ressalta que a prefeita Rosinha Garotinho é responsável pelo maior avanço do saneamento em Campos em todos os tempos, implantando mais de 500 quilômetros de redes coletoras de esgoto.
No governo da prefeita, Campos também conquistou o reconhecimento como segundo lugar em saneamento, entre os maiores municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o rigoroso e isento ranking do Instituto Trata Brasil, e está entre os 50 melhores municípios em saneamento do país.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/01/2026 18:20:53 Programa de Erradicação do Trabalho Infantil segue atuando na praia do Farol
- 27/01/2026 18:05:15 Hospital São José reforça serviços de limpeza e manutenção predial
- 27/01/2026 17:16:51 Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
- 27/01/2026 16:59:41 Chamada pública do PAA registra cadastro de mais de 200 agricultores familiares
- 27/01/2026 16:42:03 Visitas às escolas da rede municipal promovem alinhamento para o ano letivo
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil segue atuando na praia do Farol
2701 18h05Hospital São José reforça serviços de limpeza e manutenção predial
2701 17h16Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
2701 16h59Chamada pública do PAA registra cadastro de mais de 200 agricultores familiares
2701 16h42Visitas às escolas da rede municipal promovem alinhamento para o ano letivo
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
6293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada






















