Notícia no detalhe
Programa de Genética no CRTCA II é referência no país
O Serviço de Genética Médica Municipal, realizado no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA – Pólo II), na Rua Visconde do Itaboraí, 80, recebeu nesta terça-feira (27), a visita da prefeita Rosinha Garotinho. Ao lado do médico geneticista Marcelo Coutinho, Rosinha destacou que o serviço é referência no país, com atendimento a pacientes não só de Campos, mas de municípios dos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros.
- O CRTCA II, como o nome já diz, é referência em diversos atendimentos de qualidade, entre eles, pacientes com anomalias congênitas na face e o Programa de Genética, que identifica doenças raras, com tratamento gratuito - destacou a prefeita.
De acordo com Marcelo, ao todo 3.500 pacientes são atendidos no serviço. “Existem duas formas para os pacientes terem acesso ao serviço. Uma delas é através de encaminhamento médico. Outra é o agendamento de consultas pela internet, quando realizamos a filtragem e avaliamos o que é informado nos dados do paciente”, explicou.
Marcelo contou que tem parceria científica que abriu portas para a realização de estudos clínicos do Serviço de Genética Médica e parceria com outras instituições internacionais que permitem a realização de exames genéticos gratuitos à população.
- O sangue coletado aqui no CRTCA II é encaminhado, com autorização da Agência Nacional da Saúde (Anvisa), para laboratórios de países, como Alemanha, Estados Unidos e França. Os resultados dos exames genéticos saem em 30 dias”, informou.
O serviço oferece ainda, a terapia enzimática aos pacientes de doenças raras, estabilizando o quadro deles e evitando que tenham outro problema de saúde em decorrência da anomalia.
A jovem Cláudia Mota de Oliveira, 21 anos, sofre de mucopolissacaridose, uma doença metabólica hereditária. Ela estava na terapia durante a visita da prefeita e disse que ficou sabendo do serviço de genética em Campos quando se tratava no Rio Janeiro.
- A médica que me atendia lá no Rio me informou que o médico Marcelo era seu amigo e nos indicou a procurá-lo. Assim nós fizemos, e há um ano e meio sou paciente dele. O atendimento é muito bom, sem falar na higiene que é a sala da terapia enzimática - disse Cláudia, que estava acompanhada da mãe, a dona de casa Givanilda Mota de Oliveira, 40 anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















