Notícia no detalhe
CRTCA II realiza 450 Testes do Pezinho por mês
Cerca de 450 testes de triagem neonatal, mais conhecido como Teste do Pezinho são realizados mensalmente no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA II). O teste é gratuito e pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
No Teste do Pezinho é coletada uma amostra de sangue com um pequeno furo no calcanhar do bebê, que consegue diagnosticar precocemente oito tipos de doenças, como a anemia falciforme, deficiência de biotionidase, fenilcetonúria, galactosemia, glicose 6-fosfato desidrogenase, hipotireoidismo congênito, hiperplasia congênita da suprarrenal e a toxoplasmose.
Os testes estão disponíveis no Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira (CSG), em Guarus; e nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) polos I e II.
— A triagem neonatal é feita a partir do terceiro dia do bebê. No teste é usada uma pequena agulha chamada lanceta, que é totalmente esterilizada e não é reutilizável. Usamos e descartamos, pois desde o momento em que fazemos um pequeno furinho no calcanhar e colhemos o sangue do bebê, a lanceta não pode ser reutilizada — destaca a diretora do CRTCA II, Viviane Lessa.
O CRTCA II atende a crianças de 0 a 11 anos e adolescentes até 19 anos, principalmente gestantes. O CRTCA II é referência no atendimento de gestantes adolescentes. O Centro tem ginecologistas e obstetras específicos para acolher as gestantes e adolescentes que necessitam de um atendimento especial.
O Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA II) conta também com farmácia para fornecimento de medicamentos diversos que constam da rede básica. O CRTCA II tem uma equipe multidisciplinar composta por pediatra, otorrino, neuropediatra, alergista, cardiologista, nutricionista, dentistas, odontopediatra, ortodontista, assistente social, nutricionista, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, entre outros profissionais.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















