O prefeito de Campos Rafael Diniz participou do Acolhimento regional aos gestores municipais da área de saúde do estado do Rio de Janeiro (Integra Saúde) no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura, nesta quinta-feira (09). O evento, realizado pela secretaria de estado de Saúde, contou com o responsável pela pasta, Luiz Antônio de Souza Teixeira, além de membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
O encontro teve como principal objetivo iniciar um diálogo entre os representantes da secretaria de estado de Saúde e os secretários municipais da pasta que tomaram posse em 2017. O acolhimento abordou a importância da integração entre os municípios, os desafios das novas gestões municipais e apontou diferentes direcionamentos no enfrentamento às doenças.
— É uma imensa satisfação para o nosso município ter a oportunidade de sediar uma reunião tão importante sobre um tema que certamente é o de maior dificuldade, não somente para Campos, mas para os demais municípios da região. Como tenho dito, a saúde é nossa prioridade. Em 45 dias, quem está iniciando uma gestão sabe que não dá para fazer milagres, até porque primeiro temos que apagar os incêndios e desarmar as bombas deixadas pelas antigas gestões — destacou o prefeito Rafael Diniz.
De acordo com o secretário de estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira, o objetivo dos encontros é conhecer os membros dos órgãos municipais da área e dar a oportunidade para cada um falar sobre os principais problemas enfrentados. “Fui secretário municipal de saúde por três anos, sou médico e conheço bem a realidade no estado e também no país. Nestes encontros tive a oportunidade de conhecer ainda mais de perto a situação dos municípios. Como secretário de Estado de Saúde quero somar. É importante que cada secretário municipal se comprometa a qualificar sua equipe e que os municípios também qualifiquem a mão de obra”.
Para a secretária municipal de Saúde de Campos, Fabiana Catalani, o encontro mostrou o interesse do estado em manter uma relação de proximidade e parceria com os municípios.
— Temos que trabalhar em parceria para um melhor atendimento à população. O município de Campos, que é chamado de polo na região Norte Fluminense, tem uma grande importância para o contexto de acessibilidade, inclusive de munícipes de outras regiões. Por isso essa relação, com o apoio do estado, precisa ser afinada e melhorada — disse Fabiana Catalani.
Além da responsável pela pasta de Campos, participaram do encontro representantes da saúde dos municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus.