Notícia no detalhe
Educação economiza R$ 300 mil por mês com sistema de matrículas e gestão escolar
Com o objetivo de cortar custos, devido à situação econômica do município, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) vem adotando medidas visando garantir o atendimento à população com qualidade e economia. Ao apostar na reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar, com equipe própria, o secretário da pasta, Brand Arenari, está economizando R$ 300 mil, por mês, valor que era pago a uma empresa para essas atribuições.
Para o secretário, o sistema não atendia de forma plena, visto que, a partir de depoimento dos profissionais da área, muitas vezes, era necessário fazer um trabalho paralelo de forma manual, para atingir as metas da secretaria, ao final do ao letivo. Ao abrir mão do sistema, a própria secretaria absorveu esse trabalho “Estamos utilizando nossa mão de obra, valorizando os servidores do município e com economia”, disse o secretário, ressaltando que todo o processo de matrículas deste ano da Smece foi concluído pela equipe da secretaria.
— Realizamos um trabalho técnico para organizar as ações da secretaria. Assim, conseguimos atingir essa marca de economia com um sistema que era utilizado para matrícula e gerência escolar — disse o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Brand Arenari.
Ao todo, o sistema possuía 16 módulos, tendo iniciado pelo módulo das matrículas. “Em Educação, para concluirmos todo o planejamento, trabalhamos com prazos e, muitas vezes, o sistema não nos permitia concluir os documentos, dentro do prazo necessário, o que nos levava a buscar outras alternativas, através de Word e Excel. O principal gargalo do sistema era no final do ano, quando precisávamos das fichas individuais e não tínhamos condições de concluir”, explica o diretor de Supervisão Escolar, Frederico Cherene.
Ele lembra que, no período do Censo Escolar, que tem como data-base a última quarta-feira de maio, a preocupação aumentava porque as informações da gestão escolar não migravam, “o que levava o profissional responsável pelo censo, ter que parar o trabalho de gestão para se dedicar ao censo, que garante precisão de informações para os governos estadual e federal”.
Segundo o gerente de Dados e Estatísticas, Nelson Goulart, o principal desafio, atualmente, é através de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) ter um sistema eficaz que possa atender toda rede municipal.
— O sistema anterior parecia, pelo que ouvimos de funcionários, atender ao módulo de matrículas, mas era muito caro e a falta de mais profissionais, também, impedia um resultado melhor. Em relação aos demais módulos, como a gestão, por exemplo, o problema é que nem todas as unidades se adaptaram e isso fazia com que, nestas escolas, os documentos fossem preenchidos de forma manual. Então, eram dois trabalhos — explica Nelson Goulart.
_______________________________________________________________________________
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2026 13:02:58 Educação prepara profissionais para aplicação do Programa Mente Inovadora
- 16/05/2026 12:53:02 Qualificação e Emprego avança com parcerias e amplia oportunidades de trabalho
- 16/05/2026 12:33:54 CRAS Esplanada promove roda de conversa sobre combate à violência contra mulher
- 16/05/2026 12:04:54 Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos
- 16/05/2026 11:14:17 FMS orienta população sobre funcionamento da rede de urgência e emergência
Educação prepara profissionais para aplicação do Programa Mente Inovadora
1605 12h53Qualificação e Emprego avança com parcerias e amplia oportunidades de trabalho
1605 12h33CRAS Esplanada promove roda de conversa sobre combate à violência contra mulher
1605 12h04Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos
1605 11h14FMS orienta população sobre funcionamento da rede de urgência e emergência
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
3Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
4Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
5Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda
6Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus





















