Notícia no detalhe
Educação economiza R$ 300 mil por mês com sistema de matrículas e gestão escolar
Com o objetivo de cortar custos, devido à situação econômica do município, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) vem adotando medidas visando garantir o atendimento à população com qualidade e economia. Ao apostar na reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar, com equipe própria, o secretário da pasta, Brand Arenari, está economizando R$ 300 mil, por mês, valor que era pago a uma empresa para essas atribuições.
Para o secretário, o sistema não atendia de forma plena, visto que, a partir de depoimento dos profissionais da área, muitas vezes, era necessário fazer um trabalho paralelo de forma manual, para atingir as metas da secretaria, ao final do ao letivo. Ao abrir mão do sistema, a própria secretaria absorveu esse trabalho “Estamos utilizando nossa mão de obra, valorizando os servidores do município e com economia”, disse o secretário, ressaltando que todo o processo de matrículas deste ano da Smece foi concluído pela equipe da secretaria.
— Realizamos um trabalho técnico para organizar as ações da secretaria. Assim, conseguimos atingir essa marca de economia com um sistema que era utilizado para matrícula e gerência escolar — disse o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Brand Arenari.
Ao todo, o sistema possuía 16 módulos, tendo iniciado pelo módulo das matrículas. “Em Educação, para concluirmos todo o planejamento, trabalhamos com prazos e, muitas vezes, o sistema não nos permitia concluir os documentos, dentro do prazo necessário, o que nos levava a buscar outras alternativas, através de Word e Excel. O principal gargalo do sistema era no final do ano, quando precisávamos das fichas individuais e não tínhamos condições de concluir”, explica o diretor de Supervisão Escolar, Frederico Cherene.
Ele lembra que, no período do Censo Escolar, que tem como data-base a última quarta-feira de maio, a preocupação aumentava porque as informações da gestão escolar não migravam, “o que levava o profissional responsável pelo censo, ter que parar o trabalho de gestão para se dedicar ao censo, que garante precisão de informações para os governos estadual e federal”.
Segundo o gerente de Dados e Estatísticas, Nelson Goulart, o principal desafio, atualmente, é através de parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) ter um sistema eficaz que possa atender toda rede municipal.
— O sistema anterior parecia, pelo que ouvimos de funcionários, atender ao módulo de matrículas, mas era muito caro e a falta de mais profissionais, também, impedia um resultado melhor. Em relação aos demais módulos, como a gestão, por exemplo, o problema é que nem todas as unidades se adaptaram e isso fazia com que, nestas escolas, os documentos fossem preenchidos de forma manual. Então, eram dois trabalhos — explica Nelson Goulart.
_______________________________________________________________________________
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















