O segundo dia de vacinação em massa em Campos começou neste domingo (19) às 8h e segue até às 16h em seis pontos de imunização. Apesar da chuva, o trabalho nesta manhã ocorreu tranquilamente em todos os locais. A Vigilância em Saúde de Campos aumentou o número de profissionais em todos os postos para dinamizar o atendimento à população.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha, por exemplo, duas salas foram preparadas receber as pessoas. A cadeirante Daylara Alves Coutinho, 17 anos, teve prioridade na fila e foi umas das primeiras pessoas a tomar a vacina.
- Logo cheguei e entrei para vacinar. Acho importante a ampliação da vacina para todo mundo porque é bom estarmos prevenidos contra a febre amarela - opinou.
A moradora da Penha Luciana Carvalho, 38 anos, também foi imunizada. "Cheguei cedo para tomar e não tive problemas. Temos que nos prevenir e a vacina é muito importante", ressaltou. Ela foi acompanhada da filha e disse que o marido irá se vacinar ao longo da semana.
Na Vila Olímpica do Parque Guarus, outro ponto de vacinação, 1000 senhas foram distribuídas e, quando esse total era atingido, novas senhas eram redistribuídas.
- Por conta da chuva, estamos organizando o pessoal na quadra coberta e chamando pelas senhas para a vacinação. A secretaria de Saúde disponibilizou cerca de 20 profissionais para atuarem aqui na vacina e nós também mantivemos nossos funcionários de serviços gerais para manter a limpeza do local - informou o coordenador das Vilas Olímpicas de Campos, Tiago Siqueira.
Em todos os postos, agentes da Guarda Civil Municipal atuam no auxílio da organização do atendimento e também uma ambulância foi mobilizada para cada ponto.
Além da UBS da Penha e Vila Olímpica do Parque Guarus, a vacinação também acontece na Fundação Municipal de Esportes, Fundação Rural de Campos, Hospital Veterinário da Uenf e Ciep de Travessão.
A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Dra. Andréya Moreira, ressaltou que a população não precisa ficar em pânico, pois haverá vacina para todos. "O trabalho seguirá ao longo dos dias até que todos estejam vacinados. A vacinação não acontecerá apenas neste final de semana", frisou.
Bloqueio - Enquanto a vacinação em massa acontece na área urbana de Campos, a Vigilância em Saúde também segue com os bloqueios nos distritos com áreas de mata e proximidades. Neste domingo, o trabalho acontece em Sentinela do Imbé e no sábado, a vacinação foi feita mais uma vez em Rio Preto, onde o município já havia atingido a meta de 80% de pessoas imunizadas. O trabalho foi realizado lá novamente como forma preventiva, após o resultado da causa da morte de um primata encontrado no distrito ter dado positivo para febre amarela.