A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos (AMA-Campos) em parceria com o Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), através de várias parcerias, realiza nesta quinta-feira (30) e nos dias 02 e 08 de abril a Semana Mundial da Conscientização do Autismo. A programação começa com o 1º Encontro Interdisciplinar sobre Autismo, no Centro de Convenções da Uenf, das 18h às 22h. O evento conta com apoio de várias instituições como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e prefeitura de Campos, através do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Dr. Castelo Branco (Capsi), ligado à Secretaria de Saúde. O evento será aberto às 18h, em cerimônia com a presença do reitor da Uenf, Luís Passoni, e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Motta.
A secretária geral da AMA, Lidiane Amorim, informa que a procura por inscrições superou as expectativas da organização. “Foram mais de 900 inscrições, mas eram 500 vagas. A Uenf e a UFF abraçaram de forma extraordinária o evento. Também estamos muito felizes porque a prefeitura abraçou de maneira maravilhosa, tanto o encontro na Uenf, como o evento na Cidade da Criança porque, além de levar o tema para o debate, precisávamos fazer uma atividade com eles e fazer em um espaço como esse”.
Lidiane destacou a importância da participação de universitários, profissionais, pais e familiares no evento em busca de informações acerca do autismo. "Isso é muito importante porque o índice de crianças autistas está aumentando muito”, informa Lidiane, mãe de Mariana, de 9 anos, diagnosticada com autismo aos 4 anos e meio.
Ela explica que campanhas como esta são importantes para divulgar os direitos dos autistas e para conscientizar a população, além de ser importante para que os pais fiquem mais atentos aos sinais que os filhos dão. “Antigamente, os autistas já foram diagnosticados como esquizofrênicos e loucos porque não se tinha o diagnóstico correto. Hoje, isso mudou, mas precisamos avançar mais. As escolas regulares precisam promover a inclusão dessas crianças”.
Além de participantes de Campos, o evento também terá inscritos de cidades vizinhas, como Cardoso Moreira, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Alguns municípios nem pudemos atender devido ao número de vagas. As primeiras palestras serão com os profissionais do Capsi. Às 18h10, o psiquiatra infantil do Capsi, Leonardo Muniz, vai falar sobre Diagnóstico Precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em seguida, a coordenadora do órgão, a psicóloga Gianne Siqueira, vai abordar o tema O luto da família pós diagnóstico do TEA.
— É muito importante que a população, em geral, tenha um conhecimento básico para que tenha mais informações sobre o tema e saiba lidar melhor com pessoas autistas porque o número de pessoas diagnosticadas com autismo está crescendo e é preciso aprender a lidar com esse universo, de modo que não haja preconceito. Fundamental no primeiro contato é o respeito aos limites e ao tempo de cada um deles para que possamos caminhar juntos, através do que ele nos oferece de abertura. O autista sinaliza de alguma forma — explica Gianne.
Programação para as crianças — No dia 02, das 9h ao meio-dia, acontece o Encontro de Pais e Amigos dos Autistas na Cidade da Criança e, no dia 08, às 10h, haverá a Sessão Azul, no Cinema Kinoplex, no Shopping Avenida 28.
Veja aqui a programação do "I Encontro Interdisciplinar Sobre Autismo":
17:30 - Credenciamento
18:00 – Abertura
18:10: Dr. Leonardo Muniz - Tema: Diagnóstico Precoce do TEA
. Médico do CAPSi – Dr. João Castelo Branco, Campos/RJ (Psiquiatra Infantil);
. Médico assistente do setor de psiquiatria da infância e adolescência da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
18:40 - Dra. Gianne Siqueira - Tema: O luto da família pós diagnóstico do TEA
. Psicóloga especialista em saúde mental e desenvolvimento juvenil (SCM/RJ);
. Cursos na área de intervenções e acomodações no modelo DIR/Floortime;
. Coordenadora no CAPSi – Dr. João Castelo Branco, Campos/RJ.
19:10 - Dra. Adriana Gonçalves Marinho – Tema: O papel nutricional no diagnóstico do TEA.
. Nutricionista pela UNESA (pós graduada em intolerância e alergia alimentar);
. Curso de tratamento na alergia alimentar pela ASBAI;
. Curso de nutrição funcional na prática clínica por Gabriel de Carvalho/SP;
. Curso de abordagem nutricional no Autismo e TDHA.
19:40 - Dra. Nadir Francisca Sant Anna – Tema: Avanços na compreensão do funcionamento do cerebral de crianças com TEA e a importância do estímulo à neuroplasticidade.
. Graduada em Ciências Biológicas;
. Especialista em Educação Especial pela UniRio;
. Doutora em Ciências pela UFRJ;
. Pós Doutoranda em Diversidade e Inclusão pela UFF.
20:00 - Coffee Break
20:15 - Prof. Márcio Moraes Saraiva – Tema: Estimulação da coordenação motora fina de autistas utilizando tecnologia da informação e comunicação.
. Graduado em Educação Física pela Faculdade Redentor;
. Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF.
20:45 - Dra. Carolina de Freitas do Carmo – Tema: Interfacesnda comunicação no autismo".
. Fonoaudióloga
. Especialista em Linguagem pela CEFAC/MG;
. Especialista em Gestão Educacional em IES pela Faculdade Redentor;
. Mestre em Ciências da Saúde da criança e do adolescente pela UFMG;
. Doutoranda em Cognição e Linguagem pela UENF;
Secretária Nacional da PREAUT Brasil;
.Coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Redentor de Itaperuna/RJ.
21:15 - Dra. Fernanda Vivacqua – Tema: A Lei 13.146/2015 e a inclusão de crianças com TEA na escola regular.
Bacharel em Direito pela FDC;
Mestranda em Cognição e Linguagem pela UENF.
21:45 - Encerramento.