A partir de 3 abril, para atender melhor a população, as farmácias das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Guarus, situada na rua André Luiz, 111, Jardim Carioca, e São José, na Estrada do Açúcar, entre Donana e Goitacazes, vão passar a funcionar 12 horas por dia, de segunda a segunda. De acordo com o chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da secretaria municipal de Saúde, Kleber Ferreira Porto, as duas unidades funcionavam apenas seis horas diárias e o objetivo da mudança é oferecer horários diferenciados para que as pessoas possam ter acesso aos medicamentos. Nessa semana, todas as unidades de Saúde de Campos começaram a ser abastecidas gradativamente.
— As farmácias da UPH de Guarus e do São José passarão a funcionar das 7h às 19h, diariamente, com farmacêutico de plantão em horário integral. Então, as pessoas poderão ter acesso aos medicamentos também nos finais de semana. Inicialmente, foi pensado essas duas unidades devido ao número de atendimentos que é alto e também por se tratar de dois polos extremos da cidade, um na Baixada e outro em Guarus, que também abrange um pouco da área central, pois a pessoa que mora no Centro só precisará atravessar a ponte caso seja necessário — explicou o chefe do DAF.
Kleber ressaltou que há um projeto para que essa ampliação no atendimento seja estendida para outras farmácias polos do município.
— Estamos fazendo um estudo para ampliar o horário de atendimento das farmácias de outras unidades, de acordo com a demanda. Esse estudo está sendo feito através do quantitativo de atendimentos e também dos pontos estratégicos — disse.
Ao todo, o município conta com uma lista de 147 itens, dentre básicos (como analgésicos, anti-inflamatórios, insulinas, etc.) e controlados (como antidepressivos, ansiolíticos e outros). A quantidade de cada item adquirido varia de acordo com a necessidade analisada pela saída dos medicamentos nas unidades. Segundo Kleber Porto, nessa semana todos as unidades de saúde começaram a ser abastecidas, gradativamente, de acordo com o perfil de atendimentos das unidades, sendo que alguns remédios ficarão apenas nas UPHs por conta da presença do farmacêutico.
— Quando uma pessoa vai a alguma UBS (Unidade Básica de Saúde) onde está acostumado a buscar o remédio e não encontra, orientamos que ela procure uma farmácia polo para retirar esse medicamento — ressaltou.
Atualmente, o município conta com 16 farmácias polos, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. São elas: UPH de Farol de São Tomé; UPH de Ururaí; UBS de Morro do Coco; UPH de Guarus; UBS de Tócos; UPH de Travessão; UBS de Baixa Grande; UPH de São José; CRTCA I (próximo ao Palácio da Cultura); CRTCA II (antiga Apic); Clube da Terceira Idade; UBS Jamil Abdu (Pecuária); UBS Alair Ferreira (Parque Vicente Dias); Centro de Saúde de Guarus; UBS da Penha; e UPH de Santo Eduardo.
Com a mudança do horário de atendimento, apenas as UPHs de Guarus e São José farão plantão de 12 horas, inicialmente. As demais farmácias polos continuam com o atendimento de seis horas por dia.