Notícia no detalhe
Saúde trabalha para agilizar resultados do teste do pezinho
O diretor do setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Charbell Kury, se reuniu com representantes de laboratórios do município para discutir a possibilidade de implantação de um pólo de análise de exames do teste do pezinho na cidade. O encontro aconteceu no final da tarde de terça-feira (23) e tem o objetivo de agilizar os resultados do teste do pezinho. Atualmente, as amostras recolhidas são enviadas para os laboratórios do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede), na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com resolução estadual. Segundo Charbell, os resultados levam até três meses para retornarem. Atualmente, nascem 8 mil bebês por ano em Campos.
- O teste do pezinho avalia três doenças: o hipotireoidismo neonatal, fenilcetonúria e hemoglobinopatias. Com a possibilidade de realização destes testes em Campos, vamos poder ampliar para a análise de fibrose cística, aminoacidopatias, entre outras complicações graves que podem atingir crianças ainda no início de suas vidas. Além de acabar com a espera pelos resultados, que, quando inconclusivos, o laboratório pede a ida do bebê até a sede para a realização do novo exame – explicou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
O diretor do setor de epidemiologia, explica o porquê da iniciativa. “Essa é uma primeira reunião para discutir o assunto. Queremos saber se é possível e como podemos fazer a implantação desse pólo de processamento de exames do teste do pezinho no município. Atualmente, os problemas são muitos, como a demora na resposta dos exames e o extravio de amostras. Além disso, quando a criança passa 30 dias na UTI, por exemplo, o Iede não permite que a amostra seja enviada e pede a ida do bebê até o Rio”, explicou.
De acordo com Charbell todos estes fatores podem atrasar o tratamento de uma doença. “A criança pode ter doenças graves, que se não tratadas a tempo, poderão ocasionar retardo mental ou outras lesões. Nosso intuito é antecipar o que os estados do Paraná e Rio Grande do Sul já fazem, fazendo de Campos uma cidade pioneira do estado do Rio, onde as crianças poderão contar com um teste do pezinho mais rápido e ampliado para várias doenças”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/10/2025 10:55:23 Escola de Farol representa o Estado na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
- 29/10/2025 09:15:19 Secretaria de Agricultura inicia limpeza do canal da Vala, no bairro Veredas
- 29/10/2025 09:00:29 6º Festival Doces Palavras marca reinauguração do Palácio da Cultura
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
Escola de Farol representa o Estado na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
2910 09h15Secretaria de Agricultura inicia limpeza do canal da Vala, no bairro Veredas
2910 09h006º Festival Doces Palavras marca reinauguração do Palácio da Cultura
2810 17h42Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















