Notícia no detalhe
Educação realiza segunda capacitação dos Alfabetizadores
A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta-feira (8), a II Capacitação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2010/2011. A reunião aconteceu das 8h às 12h no auditório da secretaria. Cerca de 100 pessoas interessadas em alfabetizar se inscreveram. As aulas com os alfabetizandos serão iniciadas no dia 18, porém, os alfabetizadores serão capacitados com informações e técnicas básicas para realizar o processo de alfabetização.
“O Olhar de Vygosty Sobre a Alfabetização”. Este foi o tema do encontro desta sexta. A técnica de apoio do programa, em Campos, Ana Lúcia Gomes Salles, informou que uma das ferramentas fundamentais no processo de alfabetização é levar em consideração a vida dos alfabetizandos.
- Ensinamos várias técnicas de Vygosty falando sobre a importância da cultura do meio em que vive os alfabetizandos, a interferência destas informações na construção do processo de aprendizagem da leitura e escrita. Esse é o ponto de partida: A História de Vida dos Alunos - , ressaltou.
A professora aposentada, Marta Maria Pereira de Oliveira, de 63 anos, participará do programa pela segunda vez. Moradora do Parque Nova Brasília, ela disse que trabalhou como alfabetizadora durante 40 anos. Para ela, o maior desafio do alfabetizador é mostrar para os alunos que, independente da idade e da sua experiência, eles são capazes de aprender. “Sempre digo para eles que nunca é tarde para recomeçar e que todos são capazes de aprender”, informou.
A orientadora, Janice da Silva Lopes, ressaltou que sempre deu aulas particulares para crianças e adultos. Ela participará do programa pela primeira vez. Ela disse que a maior dificuldade que teve para montar sua turma foi despertar nos futuros alfabetizados a importância do resgate da cidadania e do amor próprio.
- Muitos acham que é tarde para estudar e que os investimentos devem ser direcionados apenas para a família, sobretudo, os filhos. Acredito que o maior desafio no início das aulas será o resgate da auto estima dos alunos - , finalizou a orientadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 10:15:35 Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
- 23/03/2026 08:51:27 Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
- 23/03/2026 08:07:35 PAAQ leva ação de saúde ao acampamento Leonel Brizola 1, em Ponta da Lama
- 22/03/2026 18:07:29 Com música e diversão, “Vem pro Jardim” inicia temporada 2026
Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
2303 08h58Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
2303 08h51Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
2303 08h07PAAQ leva ação de saúde ao acampamento Leonel Brizola 1, em Ponta da Lama
2203 18h07Com música e diversão, “Vem pro Jardim” inicia temporada 2026
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















