A secretaria de Gestão Pública realizou nesta terça-feira (25) a primeira reunião com os estagiários de diversas áreas da Prefeitura. O encontro contou com a presença do secretário André Oliveira, da subsecretária adjunta Rosana de Souza Bastos, além da psicóloga Luciane Mina e da pedagoga Selene Queiroz. A prefeitura tem em seu quadro cerca de 430 estagiários.
O secretário André Oliveira contou um pouco de sua trajetória profissional, lembrando que ele assim como o prefeito Rafael Diniz iniciaram suas carreiras profissionais como estagiários e ressaltou que, nesse período de crise, muitas vezes a remuneração do estágio tem sido a principal fonte de renda de muitas famílias.
— Os recursos são escassos, mas as necessidades são ilimitadas. Esta frase me acompanha desde o tempo de faculdade. Queremos ter uma gestão sempre melhor, uma saúde melhor, uma educação melhor e assim como ascendendo em nossa vida profissional vamos fazer isso de forma que nossas ações melhorem a cada dia a gestão de nossa cidade — disse André.
A prefeitura de Campos oferece estágios nas áreas de Nutrição, Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Pedagogia e Educação Física. Os interessados podem procurar a secretaria de Gestão Pública levando currículo e foto. Há também os estágios curriculares que são exigidos pelas instituições de ensino e não são remunerados e são formalizados diretamente com os órgãos municipais e as instituições de ensino
— A remuneração mensal é de R$954,57, mais vale transporte e o seguro obrigatório, mas nosso objetivo é na formação desses estagiários. A atividade de estágio ajuda a construir competências fundamentais para o futuro profissional dos estudantes. Programas bem estruturado permitem trocas de experiência entre os estagiários e o contato deles com vários setores da organização, enriquecendo sua formação durante o curso. Além disso, promovem a ampliação de conhecimento teórica e a reflexão sobre sua relação com a prática— disse a subsecretária Rosana.
A pedagoga Selene Queiroz explicou que não se trata de um processo único, por isso não há prazo para entrega de currículos. “Depende da demanda de cada área. E assim constantemente é formado um processo de seleção com os que entregaram os currículos na medida em que surgem as necessidades”, explicou Selene.
Não há limite de idade para participar do programa de estágio da Prefeitura de Campos. A estagiária de pedagogia Maria Cecilia Ribeiro Pereira Ribeiro Barbosa faz questão de revelar os seus 53 anos e a felicidade de participar do programa. “Estou amando, aprendendo e enriquecendo muito minha profissão com este estágio.”
O estudante de Educação Física Alcimar Costa da Silva de 69 anos é outro entusiasta. Ele contou que está aposentado há vários anos, mas que não consegue ficar parado. “O estágio me faz sentir útil” e conta que acredita que a sua idade tem ajudado muito a lidar com os adolescentes nos projetos da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Já para a jovem Julia Freitas, 19 anos, estudante de nutrição e estagiária do Hospital Geral de Guarus (HGG) o estágio é uma relação de troca onde ela aprende e pode também contribuir com a instituição, com a melhoria no atendimento dos pacientes o estágio serviu para reafirmar sua escolha profissional. “Iniciei o estágio para saber se era essa a profissão certa pra mim. Agora não tenho dúvida!”, afirmou.
Ao término da reunião, bastante emocionada a estagiária de Educação Física Thamara Cardoso, 24, fez questão de cumprimentar a equipe da secretaria de Gestão Pública pela iniciativa.
— Eu quero parabenizar vocês! É muito importante este espaço para que nós estagiários sejamos ouvidos. Já fiz outros estágios e muitas vezes ficamos quietinhos em nosso canto. Esse feedback é fundamental. Muito bom um cronograma de reuniões bimestrais. Ser ouvida e saber que o que estamos falando realmente está sendo ouvido. Somos importantes. A dinâmica motivacional foi maravilhosa. Não é porque somos estagiários que não precisamos ser motivados — disse Thamara.