O prefeito Rafael Diniz recebeu nesta quinta-feira (4) no auditório da Prefeitura de Campos representantes do Comitê Local de Catadores de Material Reciclável, cujos membros fazem parte das cooperativas Reciclar, no Novo Eldorado; Cata-Sol, no Parque Aldeia; Nova Esperança, na Codin, e Renascer, em Santo Amaro, na Baixada Campista. Representantes das cooperativas informaram que a quantidade de resíduos vem reduzindo nas cooperativas, o que impacta diretamente na renda das famílias que tiram dos resíduos o sustento do mês. O prefeito sugeriu a formação de um grupo de trabalho para avançar nas discussões sobre o aumento da coleta e o contrato de prestação de serviços.
— O primeiro passo é procurar a empresa responsável pela coleta (Vital Engenharia Ambiental) para uma reunião para saber o que está acontecendo. Por que essa quantidade de resíduos caiu? E de que forma podemos fortalecer as cooperativas. Sabemos que um dos caminhos a seguir é investir nas novas economias. Vamos fazer o que for melhor para vocês e para o município, mas não vou prometer o que não poderei cumprir. Não vou gerar falsas expectativas — disse o prefeito, que lembrou que o município atravessa uma crise financeira que impede que todas as necessidades sejam atendidas ao mesmo tempo.
A etapa seguinte será a reunião com a Procuradoria Geral do Município para discutir o contrato envolvendo as cooperativas. Na reunião com a empresa, também, estarão representantes das cooperativas para que, juntos, possam encontram uma solução para aumentar a quantidade de resíduos das quatro unidades.
A presidente da cooperativa Renascer, Mônica Leite, falou sobre a queda de resíduos e no impacto na renda das famílias. “Entre o dia 7 de fevereiro e 6 de março, de 134 toneladas de material que chegaram à cooperativa, só aproveitamos 10 toneladas. Cada cooperado está tirando R$ 250, por mês”, informa a representante do comitê. Para ela, o prefeito receber o grupo já é o primeiro passo. “Só em ele abrir as portas e nos receber já é um avanço. Queremos avançar mais”.
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio de Castro Cardoso; a diretora de gestão de resíduos, Deborah Gama; o fiscal da reciclagem, Franklin Cherene, equipe técnica da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, além de Patrícia Andrade, representando a Universidade Federal Fluminense (UFF), que atua no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do projeto de pesquisa e apoio aos catadores, e as presidentes das cooperativas Reciclar, Maria da Penha Rodrigues; Cata-Sol, Érica Borges; e Nova Esperança, Lucimar de Souza.