“Você gostaria de ser atendido por um profissional como você?” Foi com esta reflexão que a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Trabalhador (PMST), Renata Juncá, iniciou sua palestra nesta quinta-feira (04) no auditório da Prefeitura de Campos. A palestra faz parte da Semana do Trabalhador, que será encerrada nesta sexta-feira (05), às 10h, com a inauguração da 1ª Policlínica do Servidor, localizada na esquina das ruas dos Goitacazes com Comendador José Francisco Sanguedo (antiga Rua Aquidaban). De acordo com Renata, a unidade vai oferecer atendimento mais humanizado e com resolutividade. Também participaram da palestra o secretário de Gestão Pública, André Oliveira, e o presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep), Sérgio Almeida.
Durante a palestra, a médica do trabalho levou servidores a refletir sobre o papel que vem desempenhando na administração pública e também destacou que pretende, através de parcerias com os setores de Recursos Humanos, capacitar servidores para que promovam um atendimento mais humanizado nas repartições públicas. “Quando a pessoa vai procurar um atendimento de saúde, por exemplo, ela está fragilizada. Se for mal atendida, ela sai de lá pior. É preciso ter esse cuidado com o atendimento”, disse a médica.
Fazem parte do PMST o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Referência de Lesão por Esforço Repetitivo (Creler) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). Renata demonstrou preocupação com o número de servidores estáveis afastados das suas funções profissionais por licença médica. “Estamos preocupados com estes servidores e queremos acompanhar o seu tratamento. A proposta da Policlínica do Servidor é, justamente, não esgotar no atendimento médico e, sim, caminhar junto, através da Atenção Básica, auxiliando-o em suas demandas”.
Ela explica que a Policlínica do Servidor terá uma equipe de assistência multidisciplinar em saúde com consultas de especialidades médicas e odontológicas. Entre as especialidades médicas, estão ginecologia/obstetrícia, cardiologia, clínica médica, dermatologia, ortopedia, psiquiatria, neurologia e pediatria, além de fisioterapia. A unidade também fará coleta de exames de rotina: sague, urina e fezes, além de avaliação hormonal. “As especialidades foram definidas a partir de dados sobre as maiores demandas médicas dos servidores”, disse Renata, lembrando que as demandas que a policlínica não puder atender serão encaminhadas para as unidades contratualizadas.
O secretário de Gestão Pública parabenizou a coordenadora do programa pela palestra e ressaltou a importância da prática de atividades físicas na prevenção de várias doenças. Como servidor público de carreira, André Oliveira, também, falou sobre a policlínica. “É um ganho para o servidor público, que terá uma unidade de saúde com várias especialidades médicas. Lá, teremos o servidor cuidando do servidor”, disse André, que aproveitou para convidar.
O presidente do Siprosep também falou sobre a importância da parceria para atender ao servidor. “Estamos de coração aberto. O sindicato quer andar de mãos dadas para atender aos servidores”. A técnica em segurança do trabalho de São Francisco de Itabapoana, Mary Jane Barbosa, também, participou da palestra. “O que está acontecendo aqui em Campos é uma coisa nova. A luta que vocês estão tendo aqui, nós também estamos tendo lá”, disse Mary Jane, se referindo aos desafios do início de governo.