A 1ª ação social da Unidade Básica (UBS) de Saúde Alair Ferreira, no bairro Vicente Dias, em Guarus, atraiu um público diversificado, desde crianças a idosos, na manhã desta quarta-feira (17). Com o objetivo de oferecer um atendimento à população que vá além do consultório médico, o evento tratou sobre o tema “Educação em Saúde”. O prefeito Rafael Diniz fez a abertura da ação e ressaltou a importância do trabalho de aproximação da comunidade, além do empenho da equipe de unidade em realizar um evento como este.
— É uma alegria muito grande poder estar neste evento. Mesmo diante das dificuldades que temos enfrentado, estamos mostrando que é possível implantar projetos quando há vontade política e isso na nossa gestão não irá faltar. Parabenizo toda a equipe do posto porque é o servidor que faz a saúde acontecer. Essa transformação no Alair Ferreira é uma demonstração do que vem acontecendo em várias unidades e que vai acontecer em todas elas a partir de nossa gestão. Pegar a comunidade e aproximar ela do posto de saúde, não só para consultas, mas como outras ações como eles estão fazendo aqui hoje, com palestras voltadas para saúde, nutrição, odontologia e diversas outras áreas — ressaltou o prefeito.
A encarregada pela UBS, Fabiana Teixeira explicou que o objetivo da 1ª ação social foi transmitir assuntos ligados à Educação em Saúde, aumentando o conhecimento da população e auxiliando na qualidade de vida. “A população está comparecendo, está prestigiando o evento. É uma sensação de dever cumprido. O evento foi uma iniciativa apresentada ao prefeito, que ele logo abraçou para que pudéssemos realiza-lo. O prefeito sinalizou que seria um projeto piloto. Só tenho a agradecer a todas as secretarias e superintendências que chegaram junto dessa iniciativa”, destacou ao acrescentar que outras ações estão previstas na unidade, como o projeto “A UBS e você” que deverá acontecer em junho.
Durante o evento, a nutricionista do Programa Hiperdia, Jaqueline Lima Carvalho, apresentou palestra sobre o tema "O que você precisa saber sobre obesidade”. Já as dentistas Ritta Pessanha e Raquel Cunha, do Projeto Portas Abertas, fizeram um roda de conversa sobre "A Odontologia no pré-natal". A ação também contou com aferição de pressão e teste de glicemia realizado por um grupo de voluntários, conscientização de combate ao tabagismo, orientação sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), corte de cabelo e manicure, além de isenções para certidões como nascimento, casamento, identidade e outros. Em relação à isenção de certidões, Fabiana Teixeira explicou que serão ofertadas 200 gratuidades. "Essa é uma parceria com a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social", pontuou.
A dona de casa Regina Célia da Silva, de 65 anos, foi uma das pessoas que compareceu à ação social. “Gostei muito do evento. Deveria acontecer mais vezes. Pude aferir minha pressão que está boa, fazer o teste de glicose e também poder aprender mais sobre os cuidados que devemos ter com a saúde”, disse.
O eletricista Marcos Gomes, de 45 anos, também elogiou a iniciativa. “É um trabalho muito bom. Um dia diferente para todos nós. Estão todos de parabéns”, afirmou.
Também participaram do evento os idosos do Casa de Convivência (antigo Clube da Terceira Idade), do Parque Tamandaré, e outros encarregados de UBS. Estiveram presentes também o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto; o vereador José Carlos; o chefe de Transportes da Secretaria de Saúde de Campos, Fabiano Martins dos Santos; entre outros.