Representantes de secretarias e superintendências se reuniram nesta terça-feira (06) na sede da Prefeitura de Campos, para discutir a criação de uma Câmara Intersetorial que viabilize a integração de ações para fomentar o desenvolvimento do município em diferentes áreas. Três Grupos de Trabalho foram formados para tratar da revisão do Plano Diretor do Município, do Plano de Mobilidade e do Plano de Desenvolvimento Econômico Local. Cada grupo irá cuidar das discussões técnicas dos seus respectivos temas e posteriormente encaminhará o documento final para análise da Câmara Intersetorial e da Comissão Especial de Gestão Governamental.
Durante a reunião, várias propostas foram apresentadas de modo a garantir um fluxo objetivo das ações. “Vamos articular, tecnicamente, para dar direcionamento de governo e realizar a integração entre as secretarias de modo a promover o desenvolvimento em diferentes áreas, mas de forma integrada”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Cardoso.
O superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, também falou sobre os próximos passos para a criação da Câmara Intersetorial. “Com a criação dos grupos de trabalho internos, podemos escolher os temas e resolver internamente os trâmites, agilizando a construção dos Planos e Programas e que posteriormente serão encaminhados para os órgãos da Prefeitura que fazem a análise jurídica e de impacto financeiro”.
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Renato Siqueira, lembrou que as ações do Plano de Mobilidade terão que ser feitas de forma paralela ao Plano Diretor. Entre os temas tratados, também, estavam a geração de trabalho e renda, através de áreas como a agrícola e a cerâmica.
“Temos uma proposta de aproveitar os alunos recém-formados do Colégio Agrícola Antônio Sarlo para a implementação de novas hortas comunitárias. Também, estamos implementando até o final deste mês três mini granjas”, disse o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
Os superintendentes de Agricultura e Trabalho e Renda, também, levantaram a questão do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) cerâmico, da Faetec, em Campos. A proposta é buscar parceria para qualificação de mão de obra e incremento do setor, que vem sentindo os reflexos da crise econômica. “Também estamos acompanhando a oferta de cursos do Pronatec”, completa o superintendente de Trabalho e Renda, Gustavo Matheus.
Cada Grupo de Trabalho irá contar com uma coordenação para os trabalhos. Para o Plano Diretor, a coordenação ficará a cargo do Superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso; Plano de Mobilidade com o Presidente do IMTT, Renato Siqueira; Plano de Desenvolvimento Local, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sergio Cardoso.
A reunião contou também com a participação do diretor de Emprego da Superintendência de Trabalho e Renda, Igor Freitas; o superintendente e adjunto de Pesca e Aquicultura, José Roberto Pessanha, e José Armando Barreto; o superintendente do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira; e o diretor executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pompílio Guimarães.