A equipe Águia Fishing Team, formada pelos pescadores esportivos Uderlan Moraes e Geremias Peixoto foi campeã do I Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo, que aconteceu neste sábado (10), no Rio Paraíba do Sul. A dupla campista conseguiu capturar cinco espécies, totalizando 221 centímetros. Além do troféu, medalhas e dupla ganhou um barco Amazonas 500, de 5 metros de comprimento, oferecido pelo patrocinador Mogi Mirim.
Os campeões do Torneio, Uderlan e Geremias, aprovaram a realização do Torneio na cidade e afirmaram que é um grande incentivo para prática esportiva. “Esperamos que esse seja o primeiro de muitos que venham a ser realizados na cidade”, pontuou Uderlan.
Ele destacou ainda que, além de ajudar a conscientização da preservação do rio, a pesca esportiva ajuda a aquecer a economia, já que gera empregos para a população. Quanto ao prêmio, a dupla declarou destaca que pescam há mais de 10 anos no Paraíba e já conhecem bem a região, tanto que ficaram entre a Ponte de Ferro e o Hospital Ferreira Machado, onde pescaram cinco espécies que garantiram o título do torneio.
O segundo lugar ficou para a dupla Leandro Gaia e Marcelo Santanna, que capturou três espécies, somando 147 centímetros. Já a equipe J.L. Pesca, formada pelos pescadores Luiz Carlos Ritter e José Mário Moraes, ficou com o terceiro lugar, com dois peixes que totalizaram 126 centímetros. No entanto, a dupla pegou o maior peixe do Torneio, um robalo flecha com 75 centímetros, garantindo a dupla um troféu.
De acordo com o árbitro da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento - Nova Pesca Brasil e da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Zilves, o evento foi de alto nível, superando as expectativas devido ao grande volume de peixes que foram capturados. Foram 15 peixes, que atenderam as exigências do Ibama, que deveriam estar entre 35 a 75 centímetros.
Já o presidente da Ong Ecoanzol, Marcelo Fernandes, idealizador do I Torneio de Pesca ao Robalo, destacou o sucesso do evento, que era um sonho de muitos anos e que neste sábado foi concretizado.
- Conseguimos atrair 84 atletas da pesca esportiva de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, tiveram paciência de pescar das 8h às 16h. Foram capturados 15 robalos, o que comprova o grande potencial que o Rio Paraíba do Sul que as pessoas precisam conhecer e preservar. O sucesso já nos credencia a realizar em maio de 2018 o II Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo e entrar para o calendário nacional - concluiu.
Os oito primeiros colocados no Torneio receberam prêmios como troféus, iscas para pesca, varas de pesca, barracas para acampamento, uma carreta para transporte das embarcações e um barco Amazonas 500, de 5 metros, para o campeão do I Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo.
Campanha - A Presidente da Ong Ecoanzol, Luiza Sales, durante seu discurso, agradeceu a Prefeitura de Campos e aos patrocinadores Águas do Paraíba, Prumo Logística, entre tantas outras instituições que abraçaram a realização do evento. Ela anunciou o Movimento Pró-Robalo, que tem por objetivo a preservação do Rio Paraíba do Sul, para que as gerações futuras possam desfrutar de suas belezas e riquezas, permitindo assim a manutenção do robalo nas águas do rio que corta a cidade de Campos.