Notícia no detalhe
Animação cultural de Campos se destaca em congresso internacional
A participação da equipe da Secretaria de Educação no 3º Congresso Iberoamericano de Animação Cultural, realizado em Buenos Aires, na Argentina, trouxe resultados positivos para o município. Além da troca de experiências, foi possível mostrar aos representantes de vários países os projetos desenvolvidos nesta área em Campos, o que acabou despertando o interesse de autoridades no assunto, como o presidente da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA), o Professor Doutor Víctor Ventosa Perez, que ficou sensibilizado com o trabalho.
A secretária de Educação, Joilza Rangel, participou do evento, acompanhada por um grupo de animadores culturais e instrutores de artes e ofícios. Segundo Joilza, o Congresso foi uma oportunidade de conhecer diferentes culturas, uma vez que reuniu representantes de diversos países, além dos projetos serem muito elogiados pelos profissionais presentes.
- Atualmente, no Ciep Arnaldo Rosa Viana, temos o Núcleo de Formação e Qualificação de Animadores Culturais. Lá, os animadores têm aulas de artes circenses, formação de projetos, entre outras atividades. A escola de animação cultural da República do Chile ficou interessada em conhecer o Núcleo de Campos. A finlandesa Rania, doutoranda em Ciências Sociais, também, se interessou pelos projetos apresentados e confirmou presença na mostra do Projeto “Luz, Câmera e Animação” que será realizado no final de novembro no município – finalizou Joilza.
A coordenadora de animação cultural da Secretaria de Educação, Luana Caldas Dias, ressaltou que houve muita troca de experiências e que o presidente da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA), o Professor Doutor Víctor Ventosa Perez, ficou sensibilizado com a organização da animação cultural do município de Campos.
- A escola é o veículo de formação do cidadão e, também, o centro das atividades do animador cultural. O Brasil está avançado no desenvolvimento do trabalho de animação cultural nas escolas, envolvendo a comunidade onde elas estão inseridas - , informou Luana.
Três projetos de Campos - O 3º Congresso Iberoamericano de Animação Cultural aconteceu na semana passada e teve como tema. “Abordagens, Prática e Perspectivas em Animação Sócio-cultural”, quando foi discutida a importância do animador cultural na escola e na sociedade. Três projetos desenvolvidos nas escolas municipais foram aprovados para participar do congresso, pois abordaram a educação popular, a inclusão social e o envolvimento político educacional.
O projeto “Que História é Essa?”, do diretor Luciano de Paula, um espetáculo de arte circense, apresentou o resgate da cultura local da comunidade do Parque Aldeia. Os projetos “Capoeira”, do instrutor Levi Vitorino, desenvolvido na Escola Municipal Lídia Leitão, e “O Espelho Mágico: A Mana Chica do Caboio”, do instrutor Antônio Carlos Alves, realizado com os alunos da Escola Municipal Francisco de Assis, na comunidade Matadouro, também, foram apresentados no congresso.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 10:15:35 Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
- 23/03/2026 08:51:27 Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
- 23/03/2026 08:07:35 PAAQ leva ação de saúde ao acampamento Leonel Brizola 1, em Ponta da Lama
- 22/03/2026 18:07:29 Com música e diversão, “Vem pro Jardim” inicia temporada 2026
Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
2303 08h58Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
2303 08h51Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
2303 08h07PAAQ leva ação de saúde ao acampamento Leonel Brizola 1, em Ponta da Lama
2203 18h07Com música e diversão, “Vem pro Jardim” inicia temporada 2026
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















