Notícia no detalhe
Campos discute nesta 5ª construção de uma cidade inteligente
Por: Redação -
Foto: Rafael Peixoto - 12/07/2017 - 13:44:29
Discutir a importância da integração para a construção de uma cidade inteligente e humana. Esse é um dos objetivos de uma roda de conversa que irá acontecer nesta quinta-feira (13), às 10h, na Câmara de Campos. Segundo o superintendente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Luiz Cláudio Vieira, o município precisa avançar na questão e tem buscado fortalecer os elos para conectar todos os órgãos públicos de uma maneira que a tecnologia sirva de apoio à melhora da qualidade de vida da população. O evento é aberto à população.
A roda de conversa, que tem como objetivo demonstrar a importância do novo assunto que está norteando uma série de cidades, contará com as palestras do presidente da rede de Cidades Inteligentes e Humanas, André Gomydes, e do representante da empresa AcecoTI que desenvolveu o centro de monitoramento e controle da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Rio de Janeiro, Nelson Osório.
— As Cidades Inteligentes e Humanas são aquelas que se dotam de uma infraestrutura tecnológica inter operável, necessária para conectar todos os hardwares, softwares e aplicações existentes ou que venham a existir. Isso de uma maneira que se transformem em uma plataforma que funcione como um nó que conecte todas as demais plataformas. Será permitido à cidade integrar todos os dados e informações gerados, para ter um sistema de informações gerenciais aberto e transparente, de uma maneira que a tecnologia sirva de apoio à melhoria da qualidade de vida das pessoas, sempre com sua participação em um processo co-criativo com o poder público — explicou Luiz Cláudio, superintendente do Cidac.
Ainda segundo Luiz Cláudio, Campos conta com uma rede de fibra ótica instalada, o que configura um passo para uma cidade inteligente, no entanto são necessários outros avanços.
— O município tinha alguns mecanismos que visavam a cidade inteligente, alguns projetos como as praças digitais. Na realidade, o segredo não seria ter só praça digital, seria ter praça digital e, de repente, um monitoramento das praças ao mesmo tempo. Oferecer serviços para a população dentro da praça, como ter um quiosque onde possa ter acesso a informações e serviços municipais. Atualmente, o que a gente já tem é uma rede de fibra ótica que já é um passo para uma cidade inteligente porque tudo tem que ter conectividade. E 90% dos órgãos já estão dentro dessa rede, então isso já ajuda nessa concentração de dados — detalhou Luiz.
Últimas Notícias adicionadas
1
Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
2Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
3Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
6Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro






















