Notícia no detalhe
“Arte Nata” no Museu mostra trabalho de campistas
Por: Thaisa Barreto - Estagiária -
Foto: Antônio Cruz - 19/07/2017 - 15:29:59
O Museu Histórico de Campos abriu nesta terça-feira (18), a exposição temporária “Arte Nata”, com a curadoria de Carlos Guilherme de Azevedo. A mostra fica aberta à visitação até o dia 30 deste mês.
A exposição conta com artesanatos de artistas plásticos e artesãos locais, como o projeto da Uenf, “Caminhos de Barro”, com mostras de arte em cerâmica apresentação sobre as técnicas de produção, matérias-primas utilizadas nas produções atuais de artesãos em atividade, abrangendo assuntos diversos que tenham conexão com artesanato.
— Destaco sempre que o Museu abre espaço para os artistas locais, para a população que queira expor, mas para isso é preciso ter uma relação com a história de Campos. O artesão reflete muito sobre essa história do município. Exemplo disso, nessa exposição tem o artista considerado na cidade chamado João de Oliveira, que carrega a memória e identidade campista nas suas obras — Disse a gerente do Museu, Graziela Escocard.
Segundo o curador, o ponto de partida desta exposição é reunir artistas/artesãos locais, que realizam trabalhos autorais, com identidades próprias, utilizando técnicas e matérias primas diversas.
— João de Oliveira nos traz telas com tema indígena como O Arqueiro, de grande impacto visual, como também 100 Anos de Solidão, que nos mostra, através do movimento do visitante, o passar dos anos de um indígena da infância à velhice — explica Carlos Guilherme.
Rosemery Moreira, de Goytacazes, é uma das expositoras. Ela tem um trabalho, totalmente voltado para o reaproveitamento de materiais e Upcycling de sobras e retalhos de tecidos, e exibe uma tela do jacaré de papo amarelo, retratando a lenda do Ururau em livretos também confeccionados com materiais reutilizados. Já a Proud, marca da jovem artesã Mariana Aguiar, traz uma linguagem mais próxima ao discurso da liberdade da mulher em seus diversos aspectos, levando para a “Arte Nata” pequenas peças em tecidos e aviamentos que teriam como destino o lixo, fazendo um Upcycling de qualidade e identidade nova.
— Arte Nata reúne, nesta primeira edição, uma pequena parte do Artesanato local autoral, que certamente tomará maiores dimensões nas próximas edições — finaliza o curador.
O Museu Histórico de Campos está localizado na Rua Paul Percy Harris, 40, em frente à Praça do Santíssimo Salvador, funcionando de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
1
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro