Cerca de trinta ciclistas voltaram na noite desta terça-feira (1°) ao trecho da Avenida Arthur Bernardes entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Rua Saldanha Marinho para treinar para a 73ª Prova Ciclística São Salvador. O trecho, com uma pista fechada por duas horas para o treino, é considerado, por lei, "Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC)", que desde maio deste ano, garante o espaço todas terças e quintas feiras, entre 19h e 21h, aos atletas.
— Estamos aqui às terças e quintas nessa reta final para o dia da prova. Espero novamente um bom resultado — afirmou Ari dos Santos Junior, 37 anos, 2° colocado no ano passado na Categoria Opel. Outro animado é o veterano Vitor Hugo Haddad, 61 anos, tetracampeão de 2006 a 2009 pela categoria regional, e que agora disputa a categoria Master C. "Vamos tentar. O mais importante é competir, afinal, esporte é saúde", afirmou.
As novas gerações também estão confiantes em um bom resultado na competição. Os jovens corredores são a garantia de que o ciclismo, tradicional na planície goytacá, está com o futuro garantido. Que o diga o estudante Kayllan Luiz Freitas, de 15 anos, nas competições desde os 13.
— Na Categoria Infanto, fui quarto em 2015 e sexto no ano passado. Agora, na Juvenil, espero um resultado melhor — disse animado. Otimismo também para o sanjoanense Márcio Sores, 37, campeão em 2011 na Categoria Regional, e que espera voltar ao pódio este ano. "Venho treinando forte nos últimos 90 dias e quero estar preparado para dar o meu melhor", afirmou.
A prova - Realizada pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e considerada um dos pontos altos da festa do padroeiro de Campos, a Prova Ciclística São Salvador será realizada no próximo domingo (6), a partir das 7h. O evento, um dos mais tradicionais do país, tem apoio da prefeitura, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), Secretaria de Saúde, Superintendência de Comunicação, Departamento de Turismo, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Superintendência de Entretenimento e Lazer.
As inscrições para a corrida terminam nesta quarta-feira (2) através da Federação (
clique aqui) ou na Campos Refrigeração, na Rua Oliveira Botelho, 163, Centro de Campos. São esperados cerca de 500 atletas nas 16 categorias. A largada será em frente à Câmara Municipal e o trajeto percorrerá a Avenida Alberto Torres, seguindo pela Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa) até a Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), retornando à Alberto Torres para completar a volta na Câmara.
Criada por Gerardo Maria Ferraioulli, o "Patesko", em homenagem aos veteranos campistas da Segunda Guerra Mundial, a prova ciclística foi disputada pela primeira vez em 1944. Este ano, a novidade será a exibição da prova ao público também através de um telão em frente à Câmara Municipal, mostrando todo o percurso com câmeras espalhadas pelo trajeto.