Gestores de diferentes setores da administração municipal participaram, da segunda reunião de trabalho sobre o programa “Cidades Empreendedoras”, desenvolvido pelo município em parceria com o Sebrae-RJ, nesta quarta-feira (16). No encontro, realizado na sala de reuniões da prefeitura, foram debatidos alguns temas do programa, que são: Compras Públicas, Sala do Empreendedor, Desburocratização, Agentes de Desenvolvimento, Educação Empreendedora e Ambiente Escolar, Agricultura Familiar e Ambientes de Negócio.
Na reunião, ganhou destaque a temática das Compras Públicas, que envolverão a Secretaria de Educação, como compradora, e a Superintendência de Agricultura e Pecuária, como ponte para acesso aos pequenos produtores da agricultura familiar, que serão os fornecedores. A consultora Adriana Barreto, do Sebrae, destacou a importância da capacitação nas duas pontas para que o ambiente de negócios seja bem sucedido.
Sobre a temática "Desburocratização", foi destacada a necessidade de modernização de todos os setores da administração municipal, para começar a pôr fim à burocracia que se arrasta há longos anos e que atravanca o funcionamento da máquina administrativa.
— Nunca na história desse município pensaram criar um ambiente favorável para as empresas se desenvolverem no município e o que o prefeito Rafael Diniz deseja é justamente propiciar um ambiente favorável para que os empresários possam crescer e ampliar seus negócios, gerando um ciclo positivo que beneficiará a todos, trazendo o desenvolvimento local. Temos consciência que a burocracia ainda é uma realidade, mas em breve Campos será um exemplo de desburocratização — afirmou o subsecretário de Compras Governamentais, Thiago Dias.
Também presente na reunião de trabalho, o secretário de Fazenda, Leonardo Wigand, ressaltou a importância do programa.
— A cada reunião do Comitê Gestor do Cidades Empreendedoras de Campos com o Sebrae, saímos com a sensação de que estamos no caminho certo. O prefeito Rafael Diniz tem reforçado sempre a importância desse projeto. O grupo está focado para que, em breve, os frutos sejam colhidos. Com a Lei Geral, publicada na segunda-feira, dia 14, o município deu um importante passo, mas é preciso que as ações saiam do papel e que as metas sejam alcançadas. Estamos saindo do zero nesse projeto — observou Wigand.
Outro satisfeito com o andamento dos trabalhos é o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, que destaca a importância do projeto.
— O "Cidades Empreendedoras" é uma ferramenta interessante do Sebrae, pois auxilia na implantação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento dos pequenos e médios empresários e Agricultura Familiar. Serão realizadas ações de desburocratização e fomento ao empreendedorismo, que irão garantir geração de emprego e renda no município — observou Marcel.
Participaram ainda da reunião a subsecretária de Projetos e Convênios da Secretaria de Educação, Joana Campinho; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Cardoso; o superintendente de Agricultura, Nildo Cardoso; o coordenador de projetos agropecuários, Evandro Guimarães; o diretor executivo da superintendência de Ciência e Tecnologia e Inovação, Pompílio Reis; o superintendente do Fundecam, Rodrigo Lira, e o presidente da Codemca, Vinícius Vieira, e o presidente da Comissão de Licitação, José Dalton Filho.