Notícia no detalhe
Projeto "Reciclando Hábitos" une escolas e secretarias
Inicialmente, 15 escolas vão participar da iniciativa através de uma gincana da reciclagem. As unidades de ensino receberão “bags”, material educativo, cartazes com dias da coleta, um treinamento específico e um placar.
Transformar os estudantes da rede municipal em multiplicadores de educação ambiental e as escolas em polos de coleta seletiva. Estes são os primeiros objetivos do Projeto "Reciclando Hábitos", lançado nesta terça-feira (29) no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Guarus com a presença de autoridades, diretores de escolas e alunos. O projeto é uma parceria entre a secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a superintendência de Limpeza Pública.
Inicialmente, 15 escolas vão participar da iniciativa através de uma gincana da reciclagem. As unidades de ensino receberão “bags” — bolsas apropriadas para coleta do produto reciclável —, material educativo, cartazes informativos, um treinamento específico e um placar pelo qual a escola fará o controle do quanto já foi coletado.
— A reciclagem é um tema muito importante e temos certeza que nossos estudantes divulgarão a ideia aos familiares, vizinhos e amigos. Queremos torná-los cidadãos conscientes para que possamos ter uma cidade melhor — destaca a vice-prefeita Conceição SantAnna.
O secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, salienta que o "Reciclando Hábitos" não é apenas ambiental, mas envolve o aspecto econômico, uma vez que a cidade possui quatro cooperativas de reciclagem que dependem do material coletado para funcionar.
— Ao separar o lixo estamos deixando de enviar material para o aterro,e ajudando a gerar renda para as famílias que trabalham nas cooperativas. Campos produz 900 toneladas de lixo por dia, são quase 30 mil toneladas em um mês. Temos um compromisso de enviar 90 toneladas, mensalmente, para as cooperativas e não tem sido fácil conseguir atingir esta meta. A limpeza pública é papel da prefeitura, mas é também da população, através do descarte correto — frisa Leonardo.
Para a coordenadora de Ciências da Smece, Carla Sales, a integração entre secretarias é fundamental para que o projeto dê frutos. “Nossa meta é grande, mas produzimos muito lixo, por isso precisamos unir forças. Temos o objetivo de ampliar o projeto até conseguirmos atingir todas as escolas da rede municipal, envolvendo unidades de ensino e comunidade em prol do desenvolvimento sustentável e da educação ambiental”.
O lançamento do "Reciclando Hábitos" contou ainda com a palestra do consultor de gerenciamento de resíduos da empresa Tetra Pak, Paulo Ribeiro, que destacou o fato das caixinhas de leite e sucos serem recicláveis. “A caixinha tetra park é composta por papelão, alumínio e plástico, então o processo de reciclagem é diferente, mas possível. Através dela fabricamos papel reciclado e até telhas. Com isso estamos deixando de poluir o meio ambiente, gerando renda e não diminuindo a utilização de recursos naturais”, pontua.
Déborah Monteiro, diretora de Gestão de Resíduos Sólidos da SMDA, explicou aos diretores e alunos como funcionará a gincana nas escolas. “Faremos um treinamento e daremos todo o apoio necessário. Nosso caminhão de coleta passará semanalmente nas escolas, mas, assim que tivermos mais demanda, aumentaremos a frequência”, adianta.
Também esteve presente ao evento o superintendente de Limpeza Pública, Alfredo Dieguez.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/11/2024 16:21:36 Secretarias e MP fazem remoção de materiais acumulados em casa na Tamarindo
- 21/11/2024 15:03:50 Bairro Legal já produz melhorias nos parques Maciel, Aurora e São Benedito
- 21/11/2024 13:43:42 Empresa incubada em programa da Educação consegue R$ 500 mil no Shark Tank Brasil
- 21/11/2024 09:12:35 Um dos 150 melhores cafés do Brasil tem apoio do Programa Startup Campos
- 21/11/2024 08:47:27 I Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo dia 11 na Uenf
Secretarias e MP fazem remoção de materiais acumulados em casa na Tamarindo
2111 15h03Bairro Legal já produz melhorias nos parques Maciel, Aurora e São Benedito
2111 13h43Empresa incubada em programa da Educação consegue R$ 500 mil no Shark Tank Brasil
2111 09h12Um dos 150 melhores cafés do Brasil tem apoio do Programa Startup Campos
2111 08h47I Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo dia 11 na Uenf
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Dia do Servidor: Prefeitura antecipa pagamento de outubro para o dia 28
5Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
6Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal