Os alunos das redes municipal, estadual, federal e particular inscritos nos Jogos Estudantis de Campos (JECs) estão ansiosos para a competição que há 10 anos não é realizada. A solenidade de abertura acontece na próxima sexta-feira (1º), às 17h, no campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). A realização dos JECs é a da Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
A retomada dos Jogos Estudantis de Campos vai reunir 30 escolas e aproximadamente 2 mil alunos. Atletas em nove modalidades esportivas, sendo quatro coletivas: futsal, basquete, handebol e vôlei. Além de cinco individuais como: badminton, natação, tênis de mesa, xadrez e atletismo. As primeiras provas acontecem já no sábado (2), a partir das 8h, na pista de atletismo da 2ª Companhia de Infantaria (antigo 56º BI).
A Escola Estadual Coronel João Batista Paula Barroso, em Goitacazes é uma das instituições participantes. A unidade fundada há 71 anos, terá cerca de 100 alunos nos jogos disputando as modalidades de: futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo e badminton.
— A retomada dos JECs vai proporcionar aos estudantes essa experiência do intercâmbio entre as escolas públicas e privadas do município, além de permitir a descoberta de novos talentos no esporte. É muito gratificante ver a expectativa dos alunos que buscam bons resultados nos jogos e poder participar dessa troca de experiências — ressaltou o professor Danilo Lessa.
Isabela Sales, de 17 anos, é aluna do Paula Barroso onde cursa o 8º ano. Ela vem se dedicando aos treinos de futsal. A estreia do time da escola de Goitacazes, na competição, será na segunda (4) contra a equipe do Colégio Estadual João Pessoa, às 14h, na quadra do Colégio Salesiano.
— Eu faço outras modalidades esportivas, como vôlei, mas gosto muito do futsal que pratico desde os meus 8 anos por incentivo da minha irmã mais velha Jéssica. Sonhava um dia poder jogar, e esse dia chegou. Estou muito ansiosa para mostrar o pouco que sei — conta a jovem atleta.
Os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, em Baixa Grande, também contam os dias para o início dos JECs, revela a professora Andrea Almeida da Silva. Os alunos Vanessa Ribeiro dos Santos, 12; Letícia Cristina dos Santos Souza, 13; Gabriel Barreto Macabu, 13, e Nathan José Pessanha Silva, 11, vão estrear na modalidade de badminton, um esporte que aos poucos vem conquistando os campistas. Segundo a professora Andrea, precursora do esporte na região, essa modalidade é a mais jogada no mundo, só perdendo para o futebol.
— Eles não faltam aos treinos e a expectativa é grande para o início dos jogos. A Escola estará levando atletas nas modalidades de badminton, xadrez e futsal — disse Andrea.
Os estudantes do Colégio Salesiano também aproveitam os dias que antecedem o início da competição para treinar pesado. A unidade de ensino vai participar nas modalidades de basquete, handebol, atletismo, tênis de mesa, badminton, vôlei e fustal e os atletas recebem orientação da coordenadora de Esporte, Daniele Dias. Letícia de Souza Gomes Nogueira, 16, que vai jogar basquete espera que o jogo possa permitir essa troca de experiência. O colega Kauaê Bosco, 16, também espera representar bem o Salesiano e conquistar medalhas. O rapaz integra os times de basquete, handebol e ainda vai disputar atletismo.