Notícia no detalhe
Musicoterapia no HGG auxilia no tratamento dos pacientes
O Hospital Geral de Guarus, buscando a excelência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece, de segunda à sexta-feira, o serviço de Musicoterapia, que integra o setor de Reabilitação da unidade hospitalar. A especialidade vem ajudando muitos pacientes a obterem melhores resultados no tratamento das doenças. A equipe é formada por três musicoterapeutas e oferece atendimento individual e em grupo, favorecendo a habilitação ou a reabilitação de bebês, crianças, adultos e idosos.
Segundo a musicoterapeuta, Amélia Maria Gomes Lima, durante o tratamento são utilizadas diferentes experiências e atividades musicais por meio de técnicas musicoterápicas como a improvisação, composição, audição e interpretação, com o objetivo de equilibrar a auto-estima, estimular a memória, desenvolver a iniciativa, concentração, cognição, coordenação motora e consciência corporal.
- Essas técnicas ajudam a promover o relacionamento humano e a comunicação terapêutica. Traçamos um plano de ação para cada paciente e, de acordo com a melhora dele, vamos dando alta dentro da nossa especialidade - disse Amélia.
A profissional explicou que os pacientes participam de diferentes especialidades, ao mesmo tempo, dentro do setor de reabilitação, que oferece, ainda, serviços em fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social, enfermaria e ortopedia. “Um grupo de recepção formado por um técnico de cada área do setor de reabilitação faz o encaminhamento do paciente para as especialidades necessárias, de acordo com seu quadro clínico. Normalmente, ele é atendido em pelo menos três áreas diferentes”, ressaltou.
Técnica - A música funciona como facilitadora da expressão das emoções, dos pensamentos e da reflexão, como ressalta Amélia, podendo trabalhar positivamente o medo, a angústia, a insegurança, o estresse e a dor. O atendimento acontece, atualmente, das 7h às 12h, mas será ampliado para o turno da tarde em alguns meses. O setor conta com os mais variados instrumentos, como flauta, teclado, bateria, piano, órgão, violão, e todos os instrumentos de percussão em geral. O tratamento pode durar de seis meses a dois anos, depende da evolução do paciente. O encaminhamento médico é feito do próprio ambulatório do hospital ou de outra unidade de saúde da cidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 19:09:27 Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
- 09/01/2025 18:37:31 Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
- 09/01/2025 17:53:19 Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
- 09/01/2025 17:40:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 09/01/2025 16:21:01 Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
0901 18h37Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
0901 17h53Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
0901 17h40Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
0901 16h21Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira