Notícia no detalhe
Musicoterapia no HGG auxilia no tratamento dos pacientes
O Hospital Geral de Guarus, buscando a excelência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece, de segunda à sexta-feira, o serviço de Musicoterapia, que integra o setor de Reabilitação da unidade hospitalar. A especialidade vem ajudando muitos pacientes a obterem melhores resultados no tratamento das doenças. A equipe é formada por três musicoterapeutas e oferece atendimento individual e em grupo, favorecendo a habilitação ou a reabilitação de bebês, crianças, adultos e idosos.
Segundo a musicoterapeuta, Amélia Maria Gomes Lima, durante o tratamento são utilizadas diferentes experiências e atividades musicais por meio de técnicas musicoterápicas como a improvisação, composição, audição e interpretação, com o objetivo de equilibrar a auto-estima, estimular a memória, desenvolver a iniciativa, concentração, cognição, coordenação motora e consciência corporal.
- Essas técnicas ajudam a promover o relacionamento humano e a comunicação terapêutica. Traçamos um plano de ação para cada paciente e, de acordo com a melhora dele, vamos dando alta dentro da nossa especialidade - disse Amélia.
A profissional explicou que os pacientes participam de diferentes especialidades, ao mesmo tempo, dentro do setor de reabilitação, que oferece, ainda, serviços em fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social, enfermaria e ortopedia. “Um grupo de recepção formado por um técnico de cada área do setor de reabilitação faz o encaminhamento do paciente para as especialidades necessárias, de acordo com seu quadro clínico. Normalmente, ele é atendido em pelo menos três áreas diferentes”, ressaltou.
Técnica - A música funciona como facilitadora da expressão das emoções, dos pensamentos e da reflexão, como ressalta Amélia, podendo trabalhar positivamente o medo, a angústia, a insegurança, o estresse e a dor. O atendimento acontece, atualmente, das 7h às 12h, mas será ampliado para o turno da tarde em alguns meses. O setor conta com os mais variados instrumentos, como flauta, teclado, bateria, piano, órgão, violão, e todos os instrumentos de percussão em geral. O tratamento pode durar de seis meses a dois anos, depende da evolução do paciente. O encaminhamento médico é feito do próprio ambulatório do hospital ou de outra unidade de saúde da cidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/10/2025 10:55:23 Escola de Farol representa o Estado na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
- 29/10/2025 09:15:19 Secretaria de Agricultura inicia limpeza do canal da Vala, no bairro Veredas
- 29/10/2025 09:00:29 6º Festival Doces Palavras marca reinauguração do Palácio da Cultura
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
Escola de Farol representa o Estado na 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
2910 09h15Secretaria de Agricultura inicia limpeza do canal da Vala, no bairro Veredas
2910 09h006º Festival Doces Palavras marca reinauguração do Palácio da Cultura
2810 17h42Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















