Notícia no detalhe
Campanha Nacional de Vacinação atualiza caderneta
A diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, abriu em Campos, no Jardim São Benedito, na manhã deste sábado (16), os trabalhos do "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da Caderneta de Vacinaç
A diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, abriu em Campos, no Jardim São Benedito, na manhã deste sábado (16), os trabalhos do "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da Caderneta de Vacinação, que em todo o país pretende vacinar cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Segundo ela, em todo o município, o trabalho é realizado também em mais 50 salas de vacinação.
- Esperamos vacinar neste "Dia D" pelo menos 8 mil pessoas, que foi o número do ano passado. E cerca de 15 mil até o próximo dia 22, quando termina a multivacinação, iniciada no último dia 11. Por isso orientamos a quem não procurou um dos locais no "Dia D", que vá a um dos postos de vacinação até o dia 22 - afirmou Andréya Moreira.
São 15 diferentes tipos de vacina para as crianças e seis para os adolescentes. Quem prefere não deixar para a última hora, aproveitou o "Dia D" para colocar o calendário de vacinação dos filhos em dia. "Eu sempre aproveito esse dia para vacinar as crianças e dessa vez não foi diferente. Prefeito não arriscar", afirmou a comerciária Juliana Gomes, 35 anos, ao lado dos filhos João Pedro, de 8 anos, e Maria Júlia, de 3.
O Brasil registrou, em 2016, a menor cobertura vacinal dos últimos 10 anos, segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues. “Não podemos dizer que é uma tendência, mas preocupa. Por isso queremos reverter essa situação. O objetivo é resgatar os não vacinados para que esse dado não se repita em 2017”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, 760 mil crianças, por exemplo, não receberam a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose. “A BCG tem cobertura vacinal de 98%, apenas 2% não foram vacinadas. Quando se fala de cobertura é bom, mas mesmo esses 2% é um volume importante de crianças”, explicou Carla.
Ainda segundo o Ministério, muitas doenças erradicadas no Brasil ou mesmo controladas ainda não estão eliminadas e podem representar risco a não vacinados. “A população começa a achar que a vacina é desnecessária. Estamos vendo surto de sarampo nos países desenvolvidos. Se não mantivermos elevada a cobertura vacinal, voltaremos a ter essas doenças circulando no mundo”, disse Carla, explicando que o fluxo de turismo e comércio no mundo globalizado facilita a circulação de doenças entre os países.
De acordo ainda com o Ministério da Saúde, em 2017 foram registradas mortes por sarampo em países como Alemanha, Portugal, Itália, França, Bulgária e Romênia. Na Venezuela também houve casos de sarampo e mortes por difteria.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
- 25/10/2025 16:14:54 Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
2510 16h14Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















