Notícia no detalhe
Campanha Nacional de Vacinação atualiza caderneta
A diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, abriu em Campos, no Jardim São Benedito, na manhã deste sábado (16), os trabalhos do "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da Caderneta de Vacinaç
A diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, abriu em Campos, no Jardim São Benedito, na manhã deste sábado (16), os trabalhos do "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da Caderneta de Vacinação, que em todo o país pretende vacinar cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Segundo ela, em todo o município, o trabalho é realizado também em mais 50 salas de vacinação.
- Esperamos vacinar neste "Dia D" pelo menos 8 mil pessoas, que foi o número do ano passado. E cerca de 15 mil até o próximo dia 22, quando termina a multivacinação, iniciada no último dia 11. Por isso orientamos a quem não procurou um dos locais no "Dia D", que vá a um dos postos de vacinação até o dia 22 - afirmou Andréya Moreira.
São 15 diferentes tipos de vacina para as crianças e seis para os adolescentes. Quem prefere não deixar para a última hora, aproveitou o "Dia D" para colocar o calendário de vacinação dos filhos em dia. "Eu sempre aproveito esse dia para vacinar as crianças e dessa vez não foi diferente. Prefeito não arriscar", afirmou a comerciária Juliana Gomes, 35 anos, ao lado dos filhos João Pedro, de 8 anos, e Maria Júlia, de 3.
O Brasil registrou, em 2016, a menor cobertura vacinal dos últimos 10 anos, segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues. “Não podemos dizer que é uma tendência, mas preocupa. Por isso queremos reverter essa situação. O objetivo é resgatar os não vacinados para que esse dado não se repita em 2017”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, 760 mil crianças, por exemplo, não receberam a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose. “A BCG tem cobertura vacinal de 98%, apenas 2% não foram vacinadas. Quando se fala de cobertura é bom, mas mesmo esses 2% é um volume importante de crianças”, explicou Carla.
Ainda segundo o Ministério, muitas doenças erradicadas no Brasil ou mesmo controladas ainda não estão eliminadas e podem representar risco a não vacinados. “A população começa a achar que a vacina é desnecessária. Estamos vendo surto de sarampo nos países desenvolvidos. Se não mantivermos elevada a cobertura vacinal, voltaremos a ter essas doenças circulando no mundo”, disse Carla, explicando que o fluxo de turismo e comércio no mundo globalizado facilita a circulação de doenças entre os países.
De acordo ainda com o Ministério da Saúde, em 2017 foram registradas mortes por sarampo em países como Alemanha, Portugal, Itália, França, Bulgária e Romênia. Na Venezuela também houve casos de sarampo e mortes por difteria.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação