Notícia no detalhe
FMIJ, SMDHS e UFF mostram reformulação que garante aprimoramento
Apresentação do novo modelo do Relatório Mensal de Atendimento (RMA) foi realizada durante um seminário de trabalho.
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), através do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA), apresentou nesta sexta-feira (1º), durante um seminário de trabalho, o novo modelo do Relatório Mensal de Atendimento (RMA) — documento que reúne informações e identifica perfis dos acolhimentos institucionais e da Proteção Social Especial como um todo. A presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, pontuou a reformulação, feita em parceria entre a Fundação, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), como um dos principais trabalhos realizados na FMIJ neste ano.
— Trata-se de um trabalho construído coletivamente: não só por instituições municipais, mas também envolvendo a universidade, e com a avaliação dos técnicos que irão utilizar este instrumento. Através dele seremos capazes de avaliar o trabalho e aprimorar as ações que já estão sendo desenvolvidas. Isso é unir conhecimento à prática. Por isso ele é tão fundamental para a FMIJ — explicou Suellen. Ela destacou ainda que, num segundo momento, este modelo de coleta de dados, avaliação e monitoramento será implantado também em toda a FMIJ, na Proteção Social Básica, de forma a aprimorar as atividades.
A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes; e o coordenador do CRCA, Renato Gonçalves, participaram do seminário e ressaltaram a importância do novo modelo, que contribuirá significativamente para a melhoria da avaliação e do monitoramento dos trabalhos realizados.
A reformulação vem sendo estudada e aplicada desde fevereiro, quando o Grupo de Trabalho de Monitoramento e Avaliação de Dados Estatísticos do CRCA buscou o apoio da UFF para aprimorar as pesquisas. Foi aberto um campo de estágio, fruto desta parceria, e as alunas do curso de Serviço Social da universidade também auxiliaram nas etapas de elaboração do novo instrumento.
Uma das características do novo RMA é que o documento, antes preenchido a mão pelos técnicos ou coordenadores dos acolhimentos, passará a ser digital e o próprio sistema acusará quando as informações alimentadas nele tiverem inconsistência. As equipes dos acolhimentos receberam treinamento e também um manual para utilizar a nova ferramenta, que a partir de agora passará por um período de teste, antes de ser implementada efetivamente no início de 2018, com dados já referentes ao ano que vem.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















