Notícia no detalhe
Censo do MP-RJ aponta eficácia de trabalho técnico da FMIJ
Os dados do documento foram apresentados pelo promotor do CAO, Rodrigo Medina, na sede do MP-RJ em Campos.
A efetividade do trabalho técnico desenvolvido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) nos sete acolhimentos de crianças e adolescentes administrados pela instituição foi apontado no 19º Censo da População Infantojuvenil Acolhida, elaborado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO/MP-RJ). Os dados do documento foram apresentados pelo promotor do CAO, Rodrigo Medina, na sede do MP-RJ em Campos. A presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, participou do evento, promovido pela promotora da 1ª Promotoria da Infância e Juventude de Campos, Anik Assed.
O promotor pontuou que, apesar de ser uma das cidades fluminenses que mais encaminham crianças e adolescentes para acolhimento (levando em consideração a quantidade de habitantes), Campos também está entre as que mais conseguem promover a reintegração destes às suas famílias de origem, cumprindo assim uma das missões dos acolhimentos. Essa conquista é fruto do acompanhamento realizado por diversas equipes da FMIJ com as famílias das crianças que estão temporariamente sob a guarda da Fundação, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e criar condições para o restabelecimento do direito à convivência familiar.
O coordenador do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) — equipamento responsável por fazer a gestão dos acolhimentos institucionais —, Renato Gonçalves, explicou que o fato de Campos ter uma rede de proteção bem estruturada, com cinco Conselhos Tutelares, um para cada 100 mil habitantes, justifica o alto número de acolhimentos. “Temos uma rede de proteção maior que a de muitos municípios. São 25 conselheiros tutelares atuando em todas as regiões da cidade, garantindo assim a presença bem mais próxima da população. Isso explica o porquê de Campos estar entre as cidades que mais acolhem no estado”, esclareceu.
O Censo também mostrou que o perfil das crianças disponíveis para adoção em Campos é semelhante ao registrado nos demais municípios do Rio de Janeiro: crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 e 14 anos, que não atendem às preferências daqueles que se habilitam junto à Vara da Infância e da Juventude para adotar. A maioria dos habilitados prioriza a adoção de crianças entre 0 e 4 anos. “Justamente por isso não temos nenhuma criança nesta faixa etária apta para adoção atualmente”, informou o coordenador.
Ele ainda ressaltou que, atualmente, 70% dos acolhidos em Campos estão há menos de dois anos nos acolhimentos, reforçando a importância do trabalho técnico realizado por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, pela coordenação dos acolhimentos e toda a equipe envolvida, buscando garantir meios de promover a reintegração familiar. “O número de acolhimentos é alto, mas eles acontecem de forma bastante rotativa”, pontuou.
MCA — Os dados contidos no Censo são colhidos através do Módulo Criança e Adolescente (MCA), um sistema criado pelo MP-RJ há 10 anos, em cumprimento de exigência judicial, para concentrar informações sobre todas as crianças e adolescentes acolhidos, a fim de identificar quantidade de acolhimentos realizados, perfil dos acolhidos, número de adoções e reintegrações realizadas, entre outras coisas. Todas as instituições que compõem o sistema de acolhimento no estado do Rio são obrigadas a preencher o MCA de todos os adolescentes e crianças que chegam aos equipamentos. Este sistema está servindo de modelo para outros estados.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira