A vice-prefeita Conceição SantAnna entregou, na tarde desta terça-feira (19), no auditório do Museu Histórico de Campos, os diplomas aos alunos dos cursos grátis da gerência de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). Representantes da secretaria compuseram a mesa para a solenidade, diante de mais de 150 pessoas, entre alunos e familiares.
— Este é um momento de grande importância, pois em meio a um ano de muitas dificuldades, vocês dão o exemplo de fé e perseverança. As coisas dão certo quando fazemos com amor e boa vontade. Por isso é que juntos iremos sempre vencer. E esse é o desejo de todo o governo Rafael Diniz: que todos vocês tenham muito sucesso — disse a vice-prefeita.
A subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Elma Sizenando, também destacou a importância de todos terem se esforçado diante de muitas dificuldades para levar os cursos até o fim.
— Estamos muito felizes e gratificados. É importante não desistir. Vocês mostraram que estavam dispostos a apostar no sonho e agora vivem este momento. Mesmo aqueles que não conseguirem um emprego de imediato não devem desistir — afirmou Elma. “Todo aprendizado é importante e vocês compreenderam essa mensagem. Acreditamos que 2018 será melhor para todos”, completou a diretora de Programas e Projetos da SMDHS, Catarina Barbosa.
Ex-alunos e professores também discursaram incentivando os formandos. Em seguida, foi iniciada a entrega dos diplomas aos alunos que frequentaram em média cinco meses nos cursos, sendo cerca de 80 no de Padaria; 70 no de Artesanato; mais 70 no de Manicure e Pedicure e cinco no de Costura e Bordado.
— Era um grande sonho ter uma profissão para iniciar meu próprio negócio, ganhar meu dinheirinho. Já estou até com algumas encomendas — afirmou Pâmela Pereira Rosa, de 25 anos, após pegar o diploma de artesã. “Gostei muito do curso. Agora vou chamar um amigo, a família e iniciar o nosso negócio”, completou Daniel da Cunha Augusto, 27, que fez o curso de padaria.
A gerente de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, Cláudia Gonçalves, também ressaltou o sentimento de vitória. “Primeiro vem a minha gratidão, por vocês terem acreditado em nós e fazerem parte dessa família. Depois o meu desejo de esperança. Já tem gente vendendo o que está produzindo. Mas todos são capazes. Vivemos uma profunda crise, mas as crises passam. Já o aprendizado de vocês é para sempre”, concluiu.