Notícia no detalhe
Direitos do Idoso e Saúde firmam parceria para qualificação
Programa Estratégia Saúde da Família vai auxiliar a superintendência na distribuição de 33 mil Cadernetas de Saúde do Idoso.
Nos últimos oito anos, o município de Campos, que possui cerca de 60 mil idosos em sua população, não utilizava a Caderneta de Saúde do Idoso no atendimento em unidades de saúde. Nesta quarta-feira (04), a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloisa Landim, esteve reunida com a coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Micaela Albertini, para estabelecer uma parceria para a distribuição de 33 mil novas Cadernetas de Saúde do Idoso, e também, para uma capacitação voltada aos profissionais da Saúde que atuam nas Casas de Convivência do município.
Segundo Heloisa Landim, o treinamento faz parte do programa de qualificação permanente e continuada da superintendência. Membros do órgão já participaram de diversos cursos da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), que disponibiliza aos profissionais de saúde qualificação para atenção básica a saúde do idoso.
— Iniciamos a gestão com um déficit de oito anos neste serviço, sem cadernetas. Há exato um ano, encontramos 1,5 mil cadernetas no lixo, as outras 1,5 mil que estavam aqui, que distribuímos. Nós tentamos ampliar o número de cadernetas junto ao Mistério da Saúde, mas pelo fato das antigas gestões nunca terem enviado nenhum dado sobre os idosos, recebemos 33 mil. Para garantir um envelhecimento ativo e saudável como política pública, estaremos substituindo, paulatinamente, as antigas cadernetas por esta nova – explicou a superintendente Heloisa Landim, destacando que, em todos os projetos realizados pela superintendência em 2017, 159.333 mil atendimentos foram realizados.
Segundo a coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), a caderneta é um instrumento de informação do idoso, onde constam dados sobre vacinação, saúde bucal, cardiologia, diabetes, então, todas as informações sobre a saúde condensada em um lugar só.
— Junto aos Direitos do Idoso, entendemos que essas cadernetas não deveriam ser apenas distribuídas nas Casas de Convivência ligadas à superintendência, e optamos por criar uma oficina para que todos os profissionais tenham as mesmas informações. A parceria é para a realização de oficinas voltada aos profissionais da Saúde que lidam diretamente com os idosos, para que as informações sejam preenchidas de forma correta na Caderneta do Idoso para que seja prestado um melhor serviço nos atendimento dessas pessoas. Em caso de emergência, o idoso poderá fornecer todas as informações sobre os remédios que utiliza e se possui alergia a algum medicamento, é uma identidade – afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira