Notícia no detalhe
Melhorias para avanços no Sistema de Acolhimento Institucional
FMIJ vem desenvolvendo um amplo trabalho em rede com equipamentos do município e contando ainda com a aproximação do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Em um ano de gestão, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) conseguiu reduzir em 25% o número de crianças e adolescentes acolhidos em equipamentos institucionais de Campos. Para avançar no cumprimento de políticas públicas que garantam a convivência familiar a este público — direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) —, o órgão vem desenvolvendo um amplo trabalho em rede com equipamentos do município e contando ainda com a aproximação do Ministério Público e do poder judiciário.
A estruturação dos Conselhos Tutelares (CTs) é um dos fatores que contribuíram para o avanço. Uma série de melhorias foi implementada nas cinco unidades dos CTs, como: adequação das áreas físicas, com separação de unidades que anteriormente funcionavam no mesmo prédio; capacitação das equipes técnicas e funcionários; criação de plantão 24 horas com sede fixa; e ampliação das equipes, a exemplo da área de Psicologia, que teve a quantidade de profissionais triplicada.
Além disso, a Fundação também vem investindo em capacitação continuada, no fortalecimento das equipes dos sete acolhimentos institucionais e na implantação de atividades voltadas à garantia de direitos dos meninos e meninas, para que tenham a oportunidade de voltar o quanto antes para sua família de origem ou até que sejam encaminhados para uma família substituta (adoção).
A presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, explicou que o ECA prioriza, dentre outras coisas, que a criança e o adolescente sejam mantidos no convívio familiar. Sendo assim, o encaminhamento para uma unidade de acolhimento deve ser sempre uma última opção, adotada de forma emergencial, podendo ser temporária, até que a situação que motivou a ruptura do vínculo seja solucionada; ou definitiva, quando determinada pela Justiça.
— Estamos investindo fortemente em ações voltadas à Proteção Social Básica, que trabalha com a prevenção, para que consigamos reduzir o número de acolhimentos. Já avançamos neste sentido. Quando assumimos em janeiro de 2017, tínhamos cerca de 200 acolhidos. Hoje são aproximadamente 150 — informou.
Suellen ainda frisou que cabe à FMIJ assegurar que todos os acolhidos tenham seus direitos garantidos. “Enquanto estão sob a nossa guarda, eles têm o cotidiano semelhante ao de qualquer outra criança ou adolescente que estejam com suas famílias: frequentam escola, vão à praia no verão, fazem atividades esportivas, culturais e de lazer em locais públicos e tantas outras coisas. Este é o nosso dever!”, pontuou a presidente, esclarecendo que em todas as atividades desenvolvidas em local público são utilizados carros oficiais para transportar os acolhidos.
Atualmente, a FMIJ administra sete casas de acolhimento que assistem crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. Todos estes equipamentos oferecem estrutura de um lar e respeitam a individualidade de cada acolhido. As equipes dos acolhimentos trabalham não só com os assistidos, mas também com suas respectivas famílias, no sentido de fazer um acompanhamento e auxiliar para que tenham condições de recebê-los de volta no convívio familiar. Criar condições e propiciar a reintegração dos acolhidos à família de origem é também uma missão dos acolhimentos institucionais.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















