Notícia no detalhe
Melhorias para avanços no Sistema de Acolhimento Institucional
FMIJ vem desenvolvendo um amplo trabalho em rede com equipamentos do município e contando ainda com a aproximação do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Em um ano de gestão, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) conseguiu reduzir em 25% o número de crianças e adolescentes acolhidos em equipamentos institucionais de Campos. Para avançar no cumprimento de políticas públicas que garantam a convivência familiar a este público — direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) —, o órgão vem desenvolvendo um amplo trabalho em rede com equipamentos do município e contando ainda com a aproximação do Ministério Público e do poder judiciário.
A estruturação dos Conselhos Tutelares (CTs) é um dos fatores que contribuíram para o avanço. Uma série de melhorias foi implementada nas cinco unidades dos CTs, como: adequação das áreas físicas, com separação de unidades que anteriormente funcionavam no mesmo prédio; capacitação das equipes técnicas e funcionários; criação de plantão 24 horas com sede fixa; e ampliação das equipes, a exemplo da área de Psicologia, que teve a quantidade de profissionais triplicada.
Além disso, a Fundação também vem investindo em capacitação continuada, no fortalecimento das equipes dos sete acolhimentos institucionais e na implantação de atividades voltadas à garantia de direitos dos meninos e meninas, para que tenham a oportunidade de voltar o quanto antes para sua família de origem ou até que sejam encaminhados para uma família substituta (adoção).
A presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, explicou que o ECA prioriza, dentre outras coisas, que a criança e o adolescente sejam mantidos no convívio familiar. Sendo assim, o encaminhamento para uma unidade de acolhimento deve ser sempre uma última opção, adotada de forma emergencial, podendo ser temporária, até que a situação que motivou a ruptura do vínculo seja solucionada; ou definitiva, quando determinada pela Justiça.
— Estamos investindo fortemente em ações voltadas à Proteção Social Básica, que trabalha com a prevenção, para que consigamos reduzir o número de acolhimentos. Já avançamos neste sentido. Quando assumimos em janeiro de 2017, tínhamos cerca de 200 acolhidos. Hoje são aproximadamente 150 — informou.
Suellen ainda frisou que cabe à FMIJ assegurar que todos os acolhidos tenham seus direitos garantidos. “Enquanto estão sob a nossa guarda, eles têm o cotidiano semelhante ao de qualquer outra criança ou adolescente que estejam com suas famílias: frequentam escola, vão à praia no verão, fazem atividades esportivas, culturais e de lazer em locais públicos e tantas outras coisas. Este é o nosso dever!”, pontuou a presidente, esclarecendo que em todas as atividades desenvolvidas em local público são utilizados carros oficiais para transportar os acolhidos.
Atualmente, a FMIJ administra sete casas de acolhimento que assistem crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. Todos estes equipamentos oferecem estrutura de um lar e respeitam a individualidade de cada acolhido. As equipes dos acolhimentos trabalham não só com os assistidos, mas também com suas respectivas famílias, no sentido de fazer um acompanhamento e auxiliar para que tenham condições de recebê-los de volta no convívio familiar. Criar condições e propiciar a reintegração dos acolhidos à família de origem é também uma missão dos acolhimentos institucionais.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira