Notícia no detalhe
Projovem: encontro discute novos critérios e metodologia
Os critérios de inserção e freqüência dos alunos e a metodologia de trabalhos a serem desenvolvidos pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens foram temas discutidos nesta quinta-feira (28), no Teatro Municipal Trianon, durante o I Encontro Regional do Projovem Adolescente. O técnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marco Antônio de Carvalho Natalino, ministrou as palestras “Processo de Acompanhamento do Sisjovem” e “Percurso Avaliativo IV do Traçado Metodológico e Protagonismo Juvenil”, esclarecendo dúvidas de profissionais de diversos municípios que atuam em coletivos do Projovem Adolescente.
No encontro, promovido pela Secretaria de Família e Assistência Social de Campos (SMFAS), o técnico apontou algumas exigências do MDS para o programa, como a implantação e o funcionamento regular do Sistema de Acompanhamento e Gestão do Projovem Adolescente (Sisjovem), para que não haja bloqueio de verbas federais.
- O técnico explicou as características do novo sistema, que permite o acompanhamento on-line das regras do Projovem Adolescente, fornecendo informações para a execução do programa socioeducativo aos gestores da assistência social. Pelo Sisjovem, o MDS e os gestores municipais e estaduais monitoram o andamento do programa, acessando dados, como novas inclusões e freqüência”, informou a chefe do Departamento de Proteção Social Básica da SMFAS, Cristiana Versiani, destacando que, em Campos, o Sisjovem já está sendo executado.
Natalino também apontou a necessidade de trabalho do Projovem Adolescente em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “As famílias dos alunos do programa devem estar, necessariamente, referenciadas nos Cras, conforme a territorialidade de cada coletivo. O coletivo não precisa funcionar no Cras, mas o programa tem de ser acompanhado por técnicos do Centros, tanto que, agora, é exigência do MDS que, para demonstrar a freqüência, haja a assinatura dos alunos, dos orientadores sociais do programa e do técnico do Cras”, frisou.
- Em Campos, são 88 coletivos do Projovem Adolescente, quatro deles funcionado nos Cras da Penha e do Matadouro e os demais, em escolas”, disse a chefe de Divisão do programa da SMFAS, Regina Pacheco. Ela abriu o encontro, que contou também com a presença das coordenadoras estaduais do Proteção Social Básica e dos responsáveis pelo programa junto ao governo estadual, Anastácia Guimarães e Juana Oliveira, além de profissionais que atuam no Projovem Adolescente e nos Cras dos municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Carapebus, Bom Jardim, Iguaba, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/05/2025 09:13:22 Secretaria oferece auditório gratuito para empresas realizarem processos seletivos
- 09/05/2025 09:04:25 Fenótipo raro: Hemocentro destaca relevância de doadores com sangue especial
- 09/05/2025 08:06:26 Desenvolvimento Humano viabiliza nova sede para Centro de Cidadania LGBTQIA+
- 09/05/2025 07:44:00 Campos vai sediar Projeto de Energia Solar de R$ 2 bi e geração de 3 mil empregos
- 09/05/2025 07:38:55 Cursos Gratuitos 2025 da FCJOL: Divulgada a listagem dos selecionados
Secretaria oferece auditório gratuito para empresas realizarem processos seletivos
0905 09h04Fenótipo raro: Hemocentro destaca relevância de doadores com sangue especial
0905 08h06Desenvolvimento Humano viabiliza nova sede para Centro de Cidadania LGBTQIA+
0905 07h44Campos vai sediar Projeto de Energia Solar de R$ 2 bi e geração de 3 mil empregos
0905 07h38Cursos Gratuitos 2025 da FCJOL: Divulgada a listagem dos selecionados
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta