Notícia no detalhe
Grupo de Emergência faz limpeza no cisternão do Parque Aurora
Equipes dos órgãos municipais retiraram cerca de 50 quilos de lixo, como copos e garrafas e sacos plásticos. Limpeza Pública alerta para o descarte indevido de lixo e entulho nas ruas
Em ação conjunta do Grupo de Emergência em Alagamento, uma equipe com integrantes da Superintendência municipal de Limpeza Pública (SMLP), Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU) e Empresa Municipal de Habitação (Emhab), realizou uma ação de limpeza do “cisternão” do Parque Aurora. Com um trabalho de prevenção, a intenção é evitar que o sistema de drenagem enfrente problemas em dias de chuva forte e não ocorram alagamentos.
Do fundo do cisternão de dois milhões de litros, instalado sob o canteiro central da Avenida Nossa Senhora do Carmo, a equipe retirou cerca de 50 quilos de lixo, como copos e garrafas e sacos plásticos, latas de alumínio e pedaços de madeira, dentre outros. Todo o material, descartado indevidamente nas ruas, chegou até o local através das galerias de águas pluviais. Em seguida, um caminhão vacol da Emhab completou a limpeza, injetando água no fundo do cisternão e fazendo a sucção da lama em torno da bomba.
— Há pouco mais de duas semanas o sistema elétrico de acionamento automático da bomba, que fica sobre o canteiro central, queimou justamente porque havia lixo trazido pela água da chuva que interferiu no funcionamento do sistema, que foi recuperado, mas voltou a correr risco com esse lixo que chegou pelas galerias — explicou o chefe da divisão de Obras da SMIMU, Hélio Carneiro.
O superintendente de Limpeza Pública, Alfredo Dieguez, que acompanhou toda a ação, lamentou a situação. “A coleta de lixo nos bairros é feita regularmente e não há necessidade de fazer o descarte nas ruas, onde também há o descarte irregular de entulhos. A poucos metros daqui nós temos um Peve (Ponto de Entrega Voluntária de Entulho), mas as pessoas jogam os restos de obras nas calçadas. E com a chuva, parte desse material vai para as galerias e obstrui o sistema”, lamentou Dieguez.
O Parque Aurora foi um dos bairros afetados com o início da temporada de chuvas. Outros pontos, que também mereceram atenção destacada do Grupo de Emergência em Alagamento, foram a “Baixada do Campo do Grêmio”, em Custodópolis; o cruzamento da Rua Rocha Leão com a Conselheiro Thomás Coelho e a descida da Ponte Leonel Brizola, ao lado do Camelódromo.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















