Notícia no detalhe
Reflexão e confraternização na Páscoa da Casa de Passagem Municipal
Cerca de 30 assistidos participaram do encontro desta quarta-feira (28) junto ao corpo técnico e ao subsecretario de Desenvolvimento Humano e Social, Rogério Matoso.
A Páscoa foi tema de reflexão na Casa de Passagem Municipal nesta quarta-feira (28) unindo os acolhidos da entidade aos do Lar Cidadão. Com o símbolo do renascimento, a data festiva foi um momento para pessoas que estiveram em situação de rua repensarem seus caminhos e traçarem novos sonhos. Cerca de 30 assistidos participaram do encontro junto ao corpo técnico e ao subsecretario de Desenvolvimento Humano e Social, Rogério Matoso.
— O trabalho nestes lares é muito bonito. Quando vejo nossos equipamentos da Secretaria e seus servidores, fica claro que só um ser humano é capaz de resgatar outro nos momentos de necessidade. Os laços criados com a pessoa na cama ao lado no abrigo, com os funcionários e os amigos dão força para trilharem novos caminhos. Tenho que parabenizar o lindo trabalho executado aqui — disse Rogério Matoso.
Em uma roda de conversa, o momento foi de emoção e também de sorrisos, com direito a cordel recitado pelo subsecretário. A coordenadora da Casa de Passagem, Ângela Ventura, explica que os momentos de encontro são necessários aos abrigados. Eles têm de 18 a 59 anos e têm liberdade de ir e vir. No local fazem refeições, assistem televisão, praticam atividades em grupos e se preparam para recomeçar suas vidas.
—Acolhemos homens, mulheres e, às vezes, famílias inteiras. Muitos chegam devido a dependências, alguns apresentam problemas neurológicos, mas todos são incentivados a recomeçar suas vidas. Procuramos realizar momentos de interação como este com foco na reflexão. A Páscoa nos traz este símbolo que é o renascimento e é isso que desejamos para todos que aqui estão — comentou Ângela.
Com a apresentação de todos e espaço para se expressarem, teve quem se emocionasse e quem dividisse suas experiências com o grupo, como Salomão Santos, que pensou em deixar o Lar Cidadão nesta manhã e percebeu que ainda não era a hora.
— Este dia começou triste e termina feliz. Que bom que estamos aqui para refletir sobre a Páscoa que, para mim, significa esperança e vida. Aqui somos mais que amigos, somos iguais. Vivo no Lar Cidadão e aprendi que se correr demais, a gente pode cair. Temos que seguir com um passo de cada vez — disse Salomão.
Depois do bate-papo, foi hora de um lanche especial. A confraternização contou com canjica entre outros quitutes para os acolhidos. O psicólogo da Casa de Passagem, Júlio Pinho, comenta que sair da rotina institucional também é importante.
— Praticamente todos se conhecem, mas nestes momentos podem ficar tímidos. Por isso, é importante que sejam realizadas as confraternizações, para que eles não fiquem acostumados apenas com a rotina institucional. Aqui, realizo muitos trabalhos com grupos de reflexão e dinâmicas para repensar o que aconteceu que trouxe cada um até aqui. É importante que eles tenham seu momento de fala e que sejam ouvidos — comentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















