Notícia no detalhe
Reflexão e confraternização na Páscoa da Casa de Passagem Municipal
Cerca de 30 assistidos participaram do encontro desta quarta-feira (28) junto ao corpo técnico e ao subsecretario de Desenvolvimento Humano e Social, Rogério Matoso.
A Páscoa foi tema de reflexão na Casa de Passagem Municipal nesta quarta-feira (28) unindo os acolhidos da entidade aos do Lar Cidadão. Com o símbolo do renascimento, a data festiva foi um momento para pessoas que estiveram em situação de rua repensarem seus caminhos e traçarem novos sonhos. Cerca de 30 assistidos participaram do encontro junto ao corpo técnico e ao subsecretario de Desenvolvimento Humano e Social, Rogério Matoso.
— O trabalho nestes lares é muito bonito. Quando vejo nossos equipamentos da Secretaria e seus servidores, fica claro que só um ser humano é capaz de resgatar outro nos momentos de necessidade. Os laços criados com a pessoa na cama ao lado no abrigo, com os funcionários e os amigos dão força para trilharem novos caminhos. Tenho que parabenizar o lindo trabalho executado aqui — disse Rogério Matoso.
Em uma roda de conversa, o momento foi de emoção e também de sorrisos, com direito a cordel recitado pelo subsecretário. A coordenadora da Casa de Passagem, Ângela Ventura, explica que os momentos de encontro são necessários aos abrigados. Eles têm de 18 a 59 anos e têm liberdade de ir e vir. No local fazem refeições, assistem televisão, praticam atividades em grupos e se preparam para recomeçar suas vidas.
—Acolhemos homens, mulheres e, às vezes, famílias inteiras. Muitos chegam devido a dependências, alguns apresentam problemas neurológicos, mas todos são incentivados a recomeçar suas vidas. Procuramos realizar momentos de interação como este com foco na reflexão. A Páscoa nos traz este símbolo que é o renascimento e é isso que desejamos para todos que aqui estão — comentou Ângela.
Com a apresentação de todos e espaço para se expressarem, teve quem se emocionasse e quem dividisse suas experiências com o grupo, como Salomão Santos, que pensou em deixar o Lar Cidadão nesta manhã e percebeu que ainda não era a hora.
— Este dia começou triste e termina feliz. Que bom que estamos aqui para refletir sobre a Páscoa que, para mim, significa esperança e vida. Aqui somos mais que amigos, somos iguais. Vivo no Lar Cidadão e aprendi que se correr demais, a gente pode cair. Temos que seguir com um passo de cada vez — disse Salomão.
Depois do bate-papo, foi hora de um lanche especial. A confraternização contou com canjica entre outros quitutes para os acolhidos. O psicólogo da Casa de Passagem, Júlio Pinho, comenta que sair da rotina institucional também é importante.
— Praticamente todos se conhecem, mas nestes momentos podem ficar tímidos. Por isso, é importante que sejam realizadas as confraternizações, para que eles não fiquem acostumados apenas com a rotina institucional. Aqui, realizo muitos trabalhos com grupos de reflexão e dinâmicas para repensar o que aconteceu que trouxe cada um até aqui. É importante que eles tenham seu momento de fala e que sejam ouvidos — comentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/02/2026 18:21:45 Trio elétrico com Apollo arrasta multidão neste sábado de Carnaval, em Farol
- 14/02/2026 16:15:34 GCM reforça o contingente para garantir a segurança no Carnaval
- 14/02/2026 16:08:16 PAAQ realiza ação de saúde no Terminal Pesqueiro em Farol de São Tomé
- 14/02/2026 15:53:31 Prefeitura inicia obra de ampliação na Creche Grevi Siqueira por sistema modular
- 14/02/2026 10:46:11 Rodoviárias devem ter movimento de até 25 mil passageiros durante o Carnaval
Trio elétrico com Apollo arrasta multidão neste sábado de Carnaval, em Farol
1402 16h15GCM reforça o contingente para garantir a segurança no Carnaval
1402 16h08PAAQ realiza ação de saúde no Terminal Pesqueiro em Farol de São Tomé
1402 15h53Prefeitura inicia obra de ampliação na Creche Grevi Siqueira por sistema modular
1402 10h46Rodoviárias devem ter movimento de até 25 mil passageiros durante o Carnaval
Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
2Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
3Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
6Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro






















