Após 3 anos sem atividades, o Programa de Assistência aos Assentados Quilombolas (Paaq), da secretaria municipal de Saúde, foi reativado nesta quinta-feira (5), com diversas ações em Saúde realizadas na Escola Municipal da localidade de Morangaba, em Rio Preto, com apoio da diretora da unidade Valquíria Rocha. As atividades do projeto “Comunidades Assentadas: Cidadania e Humanização” tiveram início nas primeiras horas da manhã com o cadastramento de centenas de quilombolas, assentados e ribeirinhos. Dentro da programação variada, medição da glicose e da circunferência abdominal e aferição da pressão arterial realizadas por enfermeiros do Departamento de Enfermagem; vacinação para atualizar o cartão vacinal de crianças e adultos, realizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica e pré-inscrição para cursos de dança, teatro, e pré-vestibular do IFF, pela equipe da Superintendência de Igualdade Racial (Supir).
A subsecretária de Saúde, Valéria Lopes, informa que a ação em Morangaba é uma comemoração antecipada pelo Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril. A população teve acesso a atendimento médico com clínico geral e pediatra, atendimento para o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) com dentistas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), informações e palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST) com a equipe do Programa DST/Aids, distribuição de medicamentos pela equipe do Departamento de Farmácia, exposição e informações sobre animais peçonhentos com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses e marcação para exames de sangue com a equipe do laboratório Hemoclin.
Valéria ressaltou ainda o comprometimento e união das equipes para o acontecimento da ação. “Foi um intenso trabalho das equipes de todos os setores para a reativação do Paaq nesta ação de hoje. A comunidade fica distante da cidade e precisa ainda mais da nossa atenção e assistência. Este foi um Dia de Saúde muito especial não somente para a comunidade, mas também para a secretaria municipal de Saúde”, enfatizou.
A moradora Marcilene Martins aproveitou a ação e chamou os amigos e vizinhos para consulta médica e odontológica. "Há mais de cinco anos não víamos uma ação tão bem organizada como essa na nossa localidade. Estamos muito felizes porque na gestão anterior fomos esquecidos e agora estamos nos sentindo valorizados. Todos merecem saúde de qualidade e é disso que estávamos precisando. A prefeitura e a secretaria de Saúde estão de parabéns por este trabalho. Espero que aconteçam outras atividades como essa", disse a moradora Marcilene Martins, que chegou cedo para o evento.
O estudante Wesley de Souza Pereira, 13 anos, fez a pré-inscrição para o curso de dança, atualizou o cartão de vacina assistiu a palestras e viu a exposição dos animais peçonhentos do CCZ. "Aprendi muitas coisas hoje e fiquei ainda mais feliz em fazer a pré-inscrição para o curso de dança que estava querendo muito. Aqui é tudo muito calmo e quando acontece um evento assim a população fica muito feliz", disse.
Para a coordenadora do Paaq, Celeste Gomes, a reativação do programa representa não somente mais qualidade em saúde à comunidade, mas também o respeito aos quilombolas.
— O programa estava há muito tempo parado e esta ação de hoje, depois de muito trabalho e união entre as equipes, representa uma grande vitória para todos nós. A categoria merece e precisava dessa assistência. Prova disso foi a enorme adesão da população ao evento — concluiu.
A diretora de Atenção Básica, Fabiana Tavares, enfatizou ainda a importância da inclusão da comunidade na ação como forma de proporcionar a toda população do município um atendimento em saúde humanizado e de qualidade, que é o grande objetivo da Atenção Básica.
— Agradecemos também o apoio da equipe da Unidade Básica de Saúde local e mostramos a importância do acesso da comunidade ao atendimento na unidade. Com esta ação vamos traçar um perfil epidemiológico da população local e traçar novas estratégias de atendimento — frisou.