Dando sequência à campanha de vacinação contra a Influenza no município, a Casa de Convivência do Parque Tamandaré imunizou 200 idosos somente nesta quarta-feira (2). O local é um dos pontos destacados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde (SMS) para a imunização de pessoas a partir de 60 anos, que fazem parte do público destacado pelo Ministério da Saúde como mais vulnerável. São disponibilizadas pela secretaria de Saúde 45 salas de imunização, além da Casa de Convivência do Parque Tamandaré, o Centro Dia do Idoso e a Casa de Convivência de Travessão.
— Estamos buscando atender à grande demanda da nossa Casa nessa campanha e aproveitar para entregar as Cadernetas da Saúde do Idoso, já incluindo a vacina no preenchimento. Estaremos com esta ação durante todo o mês de maio, às terças, quartas e quintas-feiras — contou o coordenador da Casa do Tamandaré, Oresten Júnior.
Esta vacina realiza a proteção contra três tipos de vírus: H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. O Centro Dia do Idoso e a Casa de Travessão aderiram à vacinação na semana passada, já no segundo dia da campanha em Campos.
— Faço atividades no Centro Dia e a vacinação está acontecendo a todo vapor. Não passamos por espera, com prioridades sendo respeitadas. O atendimento está sendo muito bem feito e aconselho às pessoas a virem o quanto antes — disse a aposenta Iolanda Queiroz, 70 anos.
A gerente do Centro Dia, Christiane Mazzini, pontuou o cuidado com a saúde do idoso, proposto pela superintendência dos Direitos do Idoso.
— O foco do nosso trabalho é proporcionar aos nossos idosos o que há de melhor e mais atual em saúde. O objetivo é tratar da saúde, e não simplesmente de doenças. Por isso, o Centro Dia, assim como foi no ano passado, adere à campanha proporcionando conforto aos nossos assistidos, e ampliando o atendimento aos moradores do Jardim Carioca, onde estamos localizados, e à comunidade próxima. Desta forma, promovemos, além de conforto, prevenção, saúde e informação ao nosso público — relatou Mazzini.
As salas de imunização funcionam das 9h às 16h, e a campanha segue até o dia 1º de junho, com Dia D nacional em 12 de maio. Esta campanha visa imunizar o grupo considerado mais vulnerável. Além da população com 60 anos ou mais, estão na lista crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Para acamados e pacientes em situação de home care, a Vigilância Epidemiológica realiza o cadastro para a imunização em domicílio. O agendamento deve ser feito por familiares no Centro de Saúde, no setor da Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.