Aos 29 anos, Stephane Rodrigues descobriu, através do projeto Inova Jovem – desenvolvido em parceria entre a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e o Governo Federal -, que é possível transformar um sonho em geração de renda. E mais que isso, ao concluir o curso, que teve duração de 30 horas, já com a logomarca do seu negócio em mãos e uma série de conhecimento adquirido, ela passou a acreditar no seu potencial e ganhou confiança para gerir o próprio negócio.
Há cinco meses, Stephane decidiu que queria comercializar pipoca gourmet. Empreendedora nata, porém sem nenhuma experiência no preparo das receitas tampouco em gestão empresarial, ela comprou uma panela, o material necessário para fazer a pipoca e fez o primeiro teste, que deu certo. Empolgada com o resultado, antes mesmo de certificar que a receita havia sido aprovada por amigos ou pela família, ela criou uma página nas redes sociais e começou a divulgar seu negócio.
“Este foi o meu primeiro erro. As demandas começaram a chegar muito rápido. Antes mesmo de eu me dar conta de que não sabia preparar pipoca gourmet. Corri para a internet em busca de receitas e fui me aperfeiçoando. Mas, não tinha a menor noção do que é gerir um negócio. Eu sempre dei o melhor de mim, mas encarava como uma renda extra. Hoje eu sei que o meu negócio pode crescer, dar muito certo e trazer ótimo retorno. Tudo passou a fazer sentido a partir do momento que adquiri conhecimento”, contou a jovem empreendedora.
Ela ainda completou dizendo que inúmeras novas ideias surgiram durante o curso. “Agora que eu tenho uma noção em marketing, passei a entender um pouco sobre faturamento e entendi a importância de haver planejamento, não irei mais, por exemplo, tirar dinheiro do salário que recebo desempenhando outra função para comprar material para o meu negócio. Tudo está muito mais claro para mim. Consegui identificar uma série de erros cometidos nestes cinco meses e os professores me ajudaram a pensar uma série de soluções”, revelou Stephane.
No curso, dentre inúmeras outras coisas, foram apresentados caminhos que levam à promoção da emancipação financeira através do empreendedorismo e à geração de renda, além de auxiliar na redução da condição de vulnerabilidade, na disseminação da cultura do empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento da economia local. Ao final do projeto, nesta sexta-feira (4), todos os participantes receberam certificados emitidos pelo Governo Federal.
“O conhecimento que vocês adquiriram aqui nesta semana deve seguir com vocês pelo resto da vida. Aqueles que tiveram a oportunidade de fazer Minicursos ou Cursos Livres de Qualificação conosco na FMIJ, somem o que a aprenderam aqui com as técnicas adquiridas na qualificação e conquistem o seu espaço. Que estes sejam apenas os primeiros passos para o futuro de sucesso que os espera”, incentivou o diretor de Programas para a Infância e Juventude, João Victor Vasconcellos.
Ao longo dos próximos três meses, ela e todos os demais jovens que fizeram o curso receberão mentoria de consultores do projeto, além de ligações da equipe para ajudar nos primeiros passos da empresa. Todo o curso e o acompanhamento pós-curso são gratuitos.