O superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, e a vice-prefeita Conceição SantAnna receberam representantes do Sebrae-RJ, na manhã desta terça-feira (8), na Sala 1 de reuniões da prefeitura. Eles apresentaram as ações do governo Rafael Diniz direcionadas ao fomento das atividades de pequenos investidores, que concorrem ao 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, de incentivo aos pequenos negócios.
Com material impresso e audiovisual, Rodrigo Lira apresentou o extenso leque de programas desenvolvidos pela prefeitura, como o “Fundecam Empreendedor”, o “Fundecam Economia Solidária”, o “Fundecam Inovação”, o “Viva Ciência”, o “Fundecam Agricultura Familiar”, a “Casa do Empreendedor”, de desburocratização na abertura de empresas, dentre outros, todos com a proposta de alavancar os pequenos negócios, através de crédito barato, consultoria gratuita e estímulo à inovação.
— Tivemos que reinventar o Fundecam, que era mal visto devido aos problemas que teve. Logo após ser fundado, em 2001, ele liberou vultosos recursos para abertura de empresas que faliram e deixaram prejuízos superiores a R$ 400 milhões. Havia muito dinheiro, mas não havia vontade política. Hoje é o contrário: mesmo com poucos recursos, estimulamos a produção e o emprego em diversas frentes, com programas inovadores, que fomentam principalmente os pequenos negócios — explicou Lira.
O consultor de Políticas Públicas do Sebrae-RJ Celso Nunes Oliveira, um dos que acompanham as ações de parte dos municípios do estado candidatos ao prêmio, se confessou impressionado com a quantidade de programas e o estágio em que se encontram.
— Sem dúvidas, Campos está apresentando um quadro bastante positivo dos investimentos que vêm sendo feitos para melhorar o ambiente aos pequenos negócios, muitos já com resultados bastante expressivos. Com isso, acreditamos que o município, que concorre com dois projetos, poderá obter boa colocação e, quem sabe, até na final — afirmou Oliveira, esclarecendo que dos 78 municípios fluminenses que iniciaram a disputa, 34 continuam.
Após a reunião, o grupo acompanhou Celso Nunes Oliveira à Casa do Empreendedor, que funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. No mesmo local, também está funcionando o Fundecam Empreendedor. Novamente, o consultor afirmou ter gostado do que viu. Após o julgamento da fase nacional, os vencedores serão premiados em solenidade do Sebrae, em Brasília, em data a ser definida.
Participaram ainda o coordenador do Sebrae-RJ em Campos, Gilberto Soares, a analista Elayne Ketelly, a gerente do Fundecam Empreendedor, Francine Abreu; a assessora do Fundecam Zélia Kelby e o diretor da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação Pompílio Guimarães.