Notícia no detalhe
Ciência e Tecnologia debate sobre marco legal da Inovação no Fórum da Alerj
A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação participou nesta quinta (10) de um encontro promovido pela Câmara Setorial de Tecnologia da Alerj, no Rio de Janeiro.
A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação participou nesta quinta (10) de um encontro promovido pela Câmara Setorial de Tecnologia da Alerj, no Rio de Janeiro. Com o objetivo de debater sobre o atual marco legal de inovação estadual e conectar os atores do ecossistema de inovação dos municípios, representantes de diversas instituições reforçaram a necessidade de atualização da lei estadual de inovação a partir das mudanças promovidas pelo marco legal federal.
– Depois de cinco anos da lei em vigor, percebemos que um mecanismo interessante que ela continha, o das compras governamentais de produtos inovadores, ainda era desconhecido dos gestores. O que queremos é que o novo marco legal tenha a contribuição destes gestores para viabilizar que produtos inovadores, financiados pelo estado, possam ser aplicados e adquiridos para resolver problemas do próprio estado. Por isso, a importância deste diálogo – afirmou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.
A assessora chefe da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonora Tinoco, fez parte da mesa de debate e apresentou a Lei de Inovação sancionada pelo Prefeito Rafael Diniz, no último mês de abril. Foi destacado pelos participantes o pioneirismo da cidade por já ter avançado nessa questão, enquanto municípios como Maricá, Petrópolis e Rio de Janeiro ainda se encontram em fase de elaboração de suas leis. O Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, lançado recentemente, também foi bastante elogiado, assim como a criação do Fundecam Inovação: uma linha de crédito oferecida pelo Fundo de Desenvolvimento de Campos, voltada para projetos desenvolvidos em parceria com os programas Sebraetec e Embrapii.
– A Lei de Inovação municipal cria possibilidades e permite que programas como o “Viva a Ciência” sejam implementados. Diversas demandas das secretarias e superintendências da prefeitura poderão ser solucionadas por meio de projetos desenvolvidos pelos estudantes das universidades instaladas na cidade – disse Leonora.
Para contribuir com esse processo, o Sebrae-RJ desenvolveu o projeto Cidades Empreendedoras, que hoje atende 22 municípios fluminenses para pensar o desenvolvimento de forma regionalizada. Campos é uma das cidades participantes.
– O primeiro ciclo englobou a desburocratização para abertura de empresas, o microempreendedor individual e as compras públicas. Num segundo momento, quando o nível de maturidade do município já está maior, entraremos com dois novos eixos: a sustentabilidade e a inovação, que acreditamos que não podem andar de forma desassociada – explicou Clarissa Perna, analista de políticas públicas do Sebrae-RJ. O próximo encontro da Câmara de Tecnologia será no dia 6 de junho.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 12:58:40 Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
2004 11h30Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta