Notícia no detalhe
Past desenvolve pesquisa no Mercado Municipal
O Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) desenvolveu pesquisa sobre a incidência de hipertensão arterial em trabalhadores negros do Mercado Municipal, durante todo o mês de julho deste ano. O estudo mostrou que há um elevado número de fatores de risco que geram complicações de níveis alterados de pressão arterial, principalmente na população economicamente ativa e de etnia negra.
Para prevenir doenças, o Past intensificou o trabalho de orientação e informação no Mercado. Ao todo, 141 trabalhadores participaram do estudo, respondendo a um questionário, que visa determinar a incidência de alteração dos níveis de pressão arterial em trabalhadores negros do Mercado, no momento de sua atividade laboral. O trabalho foi apresentado no Congresso da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, em 22 de outubro.
Reforçamos o trabalho de assistência básica, estimulando os trabalhadores a buscarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Demos orientações sobre alimentação e estilo de vida, lembrando a necessidade de evitar, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, que são dois dos fatores que podem gerar hipertensão - explicou o autor da pesquisa e fisioterapeuta do programa, André Pinheiro.
Segundo ele, que também é acadêmico de medicina, os trabalhadores que estavam com problemas de hipertensão ou outras doenças foram encaminhados para os ambulatórios do Past e para as UBSs. Ele afirmou que a hipertensão arterial tem sido reconhecida como o principal fator de risco para a morbidade e a mortalidade precoces, causada por doenças cardiovasculares e, também, considerada um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil.
Estatística - Dos 141 trabalhadores que responderam ao questionário, foram selecionados os de etnia negra ou os que se declararam negro, totalizando 71 indivíduos. Constatou-se que 33,8% indivíduos da amostra considerada apresentaram alteração dos níveis de pressão arterial. Com relação à variante sexo, 34,4% são mulheres e 66,6% homens.
Dos 24 indivíduos com alteração nos níveis de pressão arterial, 25% utilizam medicação anti-hipertensiva, 62,5% nunca utilizaram medicação e 12,5% não souberam responder. O grau de instrução máximo encontrado entre os trabalhadores do Mercado Municipal foi o segundo grau incompleto, sendo dois analfabetos e na grande maioria, primeiro grau incompleto.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
- 28/10/2025 14:49:49 Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
- 28/10/2025 14:24:03 Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
- 28/10/2025 10:58:07 Educação garante transporte de mais de 5 mil alunos na Semana de Ciência
Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
2810 14h49Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
2810 14h24Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
2810 10h58Educação garante transporte de mais de 5 mil alunos na Semana de Ciência
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















