Notícia no detalhe
Seminário discute violência nas escolas
”Discriminação no Ambiente Escolar”. Este foi o tema do seminário sobre violência nas escolas, encerrado nesta sexta-feira (12), no Teatro Municipal Trianon. O evento faz parte da programação da 6ª Bienal do Livro de Campos e teve como proposta, capacitar os diretores da rede municipal. Foram abordadas as diferentes formas de discriminação, entre eles, as raciais, de gêneros, homofobia, condições sociais, locais de moradia, entre outras.
O seminário também está incluído nas atividades do Programa de Formação de Gestores, lançado este ano, no município. Durante o evento, a secretária de Educação, Joilza Rangel, anunciou a possibilidade de criar parceria com a Faculdade Latino de Ciências Sociais.
- Por não ser transparente, a discriminação nem sempre é percebida ou trabalhada pelos gestores escolares, mas ela pode causar danos tão graves quanto às violências simbólicas ou aquelas incluídas no código penal. É importante estar atento a estas questões e realizar trabalhos conjuntos com os alunos, professores e família e trabalhar esses casos dentro do ambiente escolar”, informou a palestrante Míriam Abramovay. Ela é escritora, coordenadora e pesquisadora da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Organização Latino Americana Flacso).
Míriam também falou da importância de criar e aplicar políticas públicas voltadas para estas questões. A Secretária de Educação, Joilza Rangel, anunciou a possibilidade de realizar trabalhos em parceria com a (Flacso). Ela convidou os diretores da rede para prestigiar os outros eventos da Bienal do Livro, entre eles, o lançamento do livro Receitas Feitas com Amor, nesta sexta-feira. O livro é a culminância do Concurso de Gastronomia realizado com as merendeiras da rede municipal.
- Espero que vocês aproveitem os investimentos oferecidos pela Prefeitura e se esforcem cada vez mais para melhorar o atendimento aos alunos e conseqüentemente, a qualidade do ensino da rede municipal - ressaltou.
As palestrantes do seminário, escritoras, coordenadoras e pesquisadoras da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, Míriam Abramovay e Priscila Calaf, sugeriram à Secretária de Educação a possibilidade de fazer parceria com a secretaria e implantar nas escolas de Campos um Plano de Convivência Escolar.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento