Notícia no detalhe
Seminário discute violência nas escolas
”Discriminação no Ambiente Escolar”. Este foi o tema do seminário sobre violência nas escolas, encerrado nesta sexta-feira (12), no Teatro Municipal Trianon. O evento faz parte da programação da 6ª Bienal do Livro de Campos e teve como proposta, capacitar os diretores da rede municipal. Foram abordadas as diferentes formas de discriminação, entre eles, as raciais, de gêneros, homofobia, condições sociais, locais de moradia, entre outras.
O seminário também está incluído nas atividades do Programa de Formação de Gestores, lançado este ano, no município. Durante o evento, a secretária de Educação, Joilza Rangel, anunciou a possibilidade de criar parceria com a Faculdade Latino de Ciências Sociais.
- Por não ser transparente, a discriminação nem sempre é percebida ou trabalhada pelos gestores escolares, mas ela pode causar danos tão graves quanto às violências simbólicas ou aquelas incluídas no código penal. É importante estar atento a estas questões e realizar trabalhos conjuntos com os alunos, professores e família e trabalhar esses casos dentro do ambiente escolar”, informou a palestrante Míriam Abramovay. Ela é escritora, coordenadora e pesquisadora da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Organização Latino Americana Flacso).
Míriam também falou da importância de criar e aplicar políticas públicas voltadas para estas questões. A Secretária de Educação, Joilza Rangel, anunciou a possibilidade de realizar trabalhos em parceria com a (Flacso). Ela convidou os diretores da rede para prestigiar os outros eventos da Bienal do Livro, entre eles, o lançamento do livro Receitas Feitas com Amor, nesta sexta-feira. O livro é a culminância do Concurso de Gastronomia realizado com as merendeiras da rede municipal.
- Espero que vocês aproveitem os investimentos oferecidos pela Prefeitura e se esforcem cada vez mais para melhorar o atendimento aos alunos e conseqüentemente, a qualidade do ensino da rede municipal - ressaltou.
As palestrantes do seminário, escritoras, coordenadoras e pesquisadoras da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, Míriam Abramovay e Priscila Calaf, sugeriram à Secretária de Educação a possibilidade de fazer parceria com a secretaria e implantar nas escolas de Campos um Plano de Convivência Escolar.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira