Com a participação de 30 alunos da Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira, o prefeito Rafael Diniz fez nesta terça-feira (5), o início do plantio do segundo núcleo do projeto Tomatec no município, em uma propriedade do Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas, na Baixada Campista. O ato, no lote do proprietário Wagner Batista, de 39 anos, foi acompanhado por autoridades de diversos órgãos e instituições parceiras no programa “Caravana Campos para Além dos Royalties”, de fomento à diversificação da economia. O primeiro plantio foi em meados de abril, em uma fazenda na localidade de Santa Cruz (Leia
AQUI).
— Hoje damos mais um passo para Campos além dos Royalties. É com muita alegria que participo do início de mais um plantio do Tomatec. E de ter aqui a participação dessas crianças, que merecem a oportunidade de permanecer no campo, como seus pais e avós, caso seja seus desejos. Para isso continuamos apostando nas parcerias, porque ninguém faz nada sozinho. Vamos continuar incentivando a agricultura, porque vemos nela uma oportunidade de crescimento da nossa economia. E o pequeno agricultor deve ter sempre apoio nesse processo — afirmou Rafael Diniz.
Na área de 600 m², Wagner plantou mil pés da espécie “italiano” e espera começar a colher os primeiros frutos entre 70 e 80 dias. Pelo método inovador, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Solos) no Rio de Janeiro, o projeto é realizado no município em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR-RJ), o grupo de produtores rurais Fórum AgroNorte e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-RJ). O sistema não utiliza agrotóxicos e ensaca os frutos para evitar insetos, promovendo ainda a conservação do solo e o uso racional da água.
Para Magda Danúzia Andrade, diretora da Escola Francisco Ribeiro Siqueira, o plantio é a chance de mostrar, na prática, o que é ensinado às crianças no “Livro do Campo”. "Com essa aula prática, eles têm um ‘novo olhar’ para o campo e descobrem diversas possibilidades”, avalia. “Gostei muito de plantar a mudinha junto com o prefeito”, disse Hillary Ribeiro, de 10 anos, aluna do 5º ano. “Foi muito legal. Agora que plantei, vou ficar vindo aqui ver como está crescendo”, completou Kayque Chagas, 10, também do 5º ano.
Otimista, Wagner espera obter com o tomate, resultado parecido ao que já consegue com a banana, o quiabo e o pimentão que cultiva na propriedade. “Estou apostando no diferencial do produto livre de agrotóxicos, com maior valor de mercado. Acredito que vai dar certo”, afirmou.
— Após esses dois plantios, teremos mais quatro em diferentes pontos do município ainda este ano. E vamos diversificar estimulando o plantio também de Açaí, Palmito Pupunha, Limão Taití, Pimenta, Abobrinha e muitos outros. Com isso, vamos seguir fomentando novas atividades e fontes de renda para ir reduzindo a dependência dos royalties do petróleo — destaca o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Marcel Cardoso.
Primeiro plantio – Também com a presença do prefeito, foi lançado no dia 16 de abril, o plantio da primeira área do projeto Tomatec no município, na Fazenda Santa Helena, na localidade de Santa Cruz. Os primeiros frutos dos cerca de mil pés de tomate deverão começar a ser colhidos em meados de julho.