A vice-prefeita Conceição SantAnna entregou, nesta segunda-feira (25), as primeiras carteiras dos artesãos profissionais de Campos, através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O programa é uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com apoio da Prefeitura de Campos. Cerca de 150 unidades foram distribuídas no auditório da Escola Municipal Amaro Prata Tavares, onde também foram realizados novos cadastros para os profissionais.
— Trabalhamos todos os dias em ações buscando melhorias para a nossa cidade. Temos convicção de que enfrentando tudo isso, em uma gestão unida pelo crescimento do município, chegaremos cada vez mais a dias melhores. Prova disso é essa entrega que estamos fazendo hoje, com a identificação desses profissionais — disse Conceição SantAnna, que assinou, junto à subsecretária adjunta de Turismo, um termo de compromisso voltado ao trabalho de políticas públicas para o fomento do setor.
Do governo municipal, o apoio está sendo feito através da Companhia de Desenvolvimento do município de Campos (Codemca) e a superintendência de Trabalho e Renda. O programa tem por objetivo promover a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais, visando explorar as potencialidades da cidade e diminuir a dependência dos royalties de petróleo para a economia campista – incentivado pela Caravana Campos para Além dos Royalties.
— Visamos com essa iniciativa fomentar o setor do artesanato e da economia produtiva no município, para que trabalhando uma de nossas vocações, no futuro possamos diminuir a dependência econômica dos royalties do petróleo. É uma das prioridades do programa de governo do prefeito Rafael Diniz, a atenção ao artesanato e a geração de renda através do programa Campos para Além dos Royalties, buscando criar alternativas justamente para alcançar esse objetivo — disse o vice-presidente da Codemca, Marcel Cardoso.
Campos é o 58º município do estado visitado pelo PAB
Idealizado em 1986, o programa vem passando por reestruturação, e desenvolve a carteira nacional, conveniada entre governo federal e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Para o cadastramento como profissionais, os artesãos do município passaram por prova com apresentação de trabalho. Esses, registrados, receberam suas identificações nesta segunda-feira (25), enquanto novos candidatos passaram pela segunda rodada desta etapa.
— Fazemos este processo de identificação, através da colaboração de município, e estamos hoje dando esse passo, gratos a essas pessoas que acreditaram na causa. A referência é tanto aos próprios artesãos, quanto ao prefeito Rafael Diniz por todo o esforço e apoio ao trabalho dos artesãos de Campos, à Codemca e superintendência de Trabalho e Renda, que tanto brigaram pela afirmação esse projeto, e agora podem ter profissionais atuando como parte fundamental na economia municipal — pontuou a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado, Nea Mariozz. .
Por meio do PAB, os artesãos podem obter acesso a crédito – isenções e benefícios fiscais e descontos na compra de produtos de matéria-prima para as suas atividades -, à capacitação, e o acesso a novos mercados por parte do profissional do artesanato, bem como tem a chance de buscar aposentadoria pela profissão que desenvolvem. Os trabalhadores passam também a ter direito na participação em feiras artesanais estaduais, tanto como expositores como visitantes.
O superintendente de Trabalho e Renda, Rogério Matoso, destacou a importância da sequência do serviço com atenção voltada ao setor. "Chegamos a um ganho para o município, que foi possível graças ao empenho de pessoas que participaram de todo o decorrer de um trabalho para chegar a esse resultado. Daremos continuidade a essa atenção aos nossos artesãos, que merecem o respeito e reconhecimento pelo que fazem, e enfim estão recebendo da melhor forma", ressaltou Matoso.
Uma das contempladas, Elisângela Costa relatou o sentimento ao receber a sua carteirinha de artesã profissional. "O recebimento dessa carteirinha, significa que a partir de hoje, sou reconhecida nacionalmente como artesã. É a minha profissão. Profissão que herdei de berço e sempre amei, e vou levar para toda a vida", conta Elisângela.